domingo, 30 de novembro de 2008

Resultado do Observatório 2008

O resultado do Observatório 2008 da nossa unidade ficou assim:


onde:

Bloco I - Gestão Pedagógica
Bloco II - Gestão do Espaço Físico
Bloco III - Gestão Participativa
Bloco IV - Gestão de Pessoas
Bloco V - Gestão de Documentos
Bloco VI - Gestão de Parcerias
Bloco VII - Gestão de Serviços de Apoio

Houve um declínio em vários blocos, mas percebe-se um índice muito abaixo da média no bloco VI (Gestão de Parcerias). Esses índices refletem esse ano de mudança na direção, onde outros fatores contribuiram para esse resultado como mudanças em cargos administrativos (principalmente da secretaria acadêmica) e licenças de coordenadores de área como também aponta o parecer conclusivo dos observadores. Realmente esse foi um ano atípico pois a escola viu-se envolvida no processo de troca da direção o que acarretou um desvio do foco pois por vários meses a expectativa e os trabalhos ficaram atrelados ao referido processo. Esse porém é um resultado muito importante, pois a partir dele estaremos trabalhando para a melhora dos itens focando nosso trabalho nos indicadores expressados acima. Fica a seguir o parecer conclusivo dos observadores:

Pontos Positivos:
A unidade escolar possui bons recursos pedagógicos, atualizados e com boa manunteção.
Quanto ao ambiente, é uma escola limpa com envolvimento de toda a comunidade escolar.
A UE atende uma clientela da cidade e várias cidades vizinhas, é reconhecida pela comunidade, elevado índice no ENEM, com uma equipe escolar comprometida e envolvida no processo ensino e aprendizagem. A nova direção para os próximos 4 anos está empenhada a reverter os pontos negativos ora existentes.

Práticas Destacadas:
Boa organização de reuniões pedagógicas, e palestras direcionadas a todas as habilitações.
Já adota a alguns anos o TCC, inclusive para o Ensino Médio o que muito tem contribuido para a interdisciplinaridade e projetos de enriquecimento curricular.

Oportunidade de Melhoria:
-Fazer um diagnóstico do perfil dos alunos ingressantes para subsidiar o planejamento escolar e os planos de trabalho docente.
-Os coordenadores afastados deveriam ser substituidos para não comprometer o trabalho pedagógico e melhor integrar os docentes na troca de experiências.
-Criar um banco de dados para apurar indices e indicadores e apresentar os gráficos como subsidio do planejamento escolar, reuniões pedagógicas, conselho de classe, e frequencia dos alunos.
- Ampliar as parcerias para campo de estagios e melhorar orientação e acompanhamento de alunos estagiários.

Considerações Finais:
Observamos com certa surpresa o resultado obtido pela auto avaliação em relação ao trabalho no ano de 2007, com declínios acentuados nos blocos I, II, III e V e um declínio de 100% para 12,5% no bloco VI.
Isto nos leva a crer que os blocos I, III e VI ficaram prejudicados pelo afastamento por licença da coordenadora pedagógica e uma coordenadora de área, sendo que as mesmas deveriam ser substituídas. Nos blocos II e V por conta da transição na Direção e Diretoria de Serviço Acadêmicas. O quadro deverá ser revertido dado o empenho demonstrado pelo Diretor da UE e sua equipe.

Observadores responsáveis pelo parecer:
João Antonio de Oliveira Barbosa
João Erasmo Berchol da Silva

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Aquisições da APM: Microondas e Bebedouro




Com os recursos gerado pela rifa dos pen drives a APM adquiriu um novo bebedouro para o andar superior do prédio e um novo microondas para a cozinha da escola. Ambos os itens eram reinvidicações antigas dos nossos alunos. Principalmente nos dias de calor era necessário descer e subir as escadas para tomar água ou reabastecer as garrafas gerando um trânsito de alunos e professores desnecessário e um tempo maior fora da sala de aula. Como a maioria das salas e laboratórios se encontram no pavimento superior fica muito mais rápido e prático o acesso ao bebedouro. Outra conquista é o novo microondas para a cozinha. No início do semestre liberamos para o uso o único aparelho da escola (também reinvidicação dos alunos) e acrescentamos mais um. Assim os alunos do médio que ficam para o período da tarde onde cursam o técnico tem a opção de trazer sua refeição de casa, guardar na geladeira e aquece-la na hora do almoço, gerando assim uma economia significativa para quem já tem despesas de transporte e com material didático que acabam pesando no orçamento de várias famílias. Essas conquistas só foram possíveis graças à participação e colaboração de todos na campanha de arrecadação da APM.