quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Reunião de Pais e Mestres - Ensino Médio

Foi muito tranquila a reunião de Pais e Mestres que estava prevista no calendário para o início do mês, mas devido ao prolongamento do recesso, foi transferida para o dia de hoje. Muitos pais presentes (o auditório estava lotado). Após o recebimento dos boletins dos filhos menores de idade, houve esclarecimento das principais dúvidas ápós a volta às aulas: os cuidados para prevenção do contágio da gripe H1N1 e os novos horários de reposição de aulas. Em seguida os pais interessados foram atendidos pelos professores presentes. Para os que não puderam comparecer ficamos à disposição para posterior atendimento. Basta ligar e se necessário agendar um horário para visita. Novamente agradecemos a presença de todos. A participação dos pais é de fundamental importância no processo de formação dos alunos.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Visita do Especialista para Aprovação do Novo Curso de Informática para Internet


Foi realizada hoje a visita para instalação do novo curso de Informática para Internet (previsto para o 1º semestre de 2010) do especialista professor Luiz Eduardo Fernandez Gonzalez. Após a visita estaremos aguardando a liberação do Centro Paula Souza para implantação deste novo curso que será inédito na região. Além da formação básica em informática ele é focado nas técnicas e competências necessárias para a formação do desenvolvedor de soluções para internet como programação orientada para web, desenvolvimento e manutenção de sites e utilização de aplicativos web.

Encontro Sobre Aleitamento Materno




A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal realizou hoje no auditório da escola o 1º Encontro Sobre Aleitamento Materno com palestras para gestantes e mães que estão amamentando. Estiveram presentes o prefeito Luiz Carlos Souto, a primeira dama Osmir da Glória Souto, o vice prefeito e secretário da saúde Carlos Fernandez Guidio, o conselheiro de saúde Sebastião dos Santos, o coordenador do programa Saúde da Família Leonel Morales, o provedor da Santa Casa Roberto Tiririca Guidio Perez e vários profissionais do setor da saúde.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Reposição das Aulas do Recesso

A partir da próxima segunda (24/08) estaremos iniciando a reposição das aulas referentes ao recesso prolongado. Das propostas disponíveis optamos pelo acréscimo de 10 minutos por aula para o Ensino Médio (manhã) e o aumento de 2,5 para 3,0 horas aulas antes e após o intervalo para os cursos técnicos.

Assim o período da manhã se inicia as 7:00 e vai até as 12:15 considerando-se 60 minutos por aula. O período da tarde se inicia as 12:50 e vai até as 18:00 considerando-se 6 horas aula por dia. O período da noite se inicia as 18:20 e vai até as 23:00 considerando-se 6 horas aula por dia. Assim computa-se 1 aula à mais por dia em todos os períodos e cinco aulas na semana. Para cada semana com novo horário e reposto 1 dia de aula.

A previsão é que esse novo horário se estenda até novembro. Casos especiais de alunos que apresentem problemas com o novo horário deverão ser encaminhados às respectivas coordenações de área para análise. Com isso evitaremos a reposição aos sábados, pois muitos professores já estão comprometidos nesse dia e isso também iria gerar um custo extra para transporte e alimentação dos alunos de outras localidades. No caso de alterações estaremos avisando as salas de aula. Novo Horário:

Manhã:

1 aula: 07:00 às 08:00
2 aula: 08:00 às 09:00
3 aula: 09:00 às 10:00
intervalo: 10:00 às 10:15
4 aula: 10:15 às 11:15
5 aula: 11:15 às 12:15

Tarde:

3 aulas: 12:50 às 15:20
intervalo: 15:20 às 15:30
3 aulas: 15:30 às 18:00

Noite:

3 aulas: 18:20 às 20:35
intervalo: 20:35 às 20:45
3 aulas: 20:45 às 23:00

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Lançamento do Programa Aprendiz Paulista


E finalizando a rodada de eventos em SP no período da tarde ocorreu no Palácio dos Bandeirantes o lançamento do Programa Aprendiz Paulista, com a participação do governador José Serra, o vice governador Alberto Goldman, os secretários Guilherme Afif Domingos (Emprego e Relações para o Trabalho) e Geraldo Alckimin (Desenvolvimento), a diretora superintendente Laura Laganá e várias autoridades e representantes de outros setores. O Aprendiz Paulista é um programa do Governo de São Paulo que oferece oportunidade de inserção no mercado de trabalho aos alunos do Centro Paula Souza. Coordenado pelas Secretarias Estaduais do Emprego e Relações do Trabalho e do Desenvolvimento, o programa aproxima jovens em busca de uma colocação profissional de empregadores que necessitam preencher as vagas de suas empresas, destinadas à cota de aprendizes. Na nossa escola o responsável pelo programa é o ATA prof. José Valdir Viol.

Contratação dos Novos Funcionários

Na reunião desta quinta (20/08) foram passadas intruções para a contratação dos novos funcionários que prestaram concurso público este ano. No mês de setembro os classificados no processo serão chamados e deverão estar ocupando seus cargos até o final do ano. Teremos 6 novos auxiliares administrativos, 1 bibliotecário e 1 almoxarife. Para acomodar os novos funcionários estaremos reorganizando o espaço administrativo do prédio ainda esse semestre. Aguardem mudanças.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Bonificação por Resultados 2009

Como já havia postado aqui no blog foram instauradas mudanças no pagamento do bônus dos professores e funcionários para o ano de 2009 que agora passa a ser chamado de Bonificação por Resultados (BR). Se até o ano passado esse bônus era repassado para todas as escolas do CEETEPS e variava individualmente dependendo da assiduidade e auto avaliação de cada um, à partir desse ano ele estará vinculado à um plano de metas que devem ser atingidas para que a escola faça juz ao bônus. O objetivo do CEETEPS com essa medida é incentivar todas as unidades à trabalhar e planejar visando sempre uma evolução na qualidade dos serviços prestados à comunidade através de metas de crescimento a serem atingidas anualmente. Como já postei no início do mês somente com a participação e o compromisso de todos conseguiremos o sucesso nesta nova jornada. A Diretora Superintendente, a professora Laura Laganá, declarou que o bônus será apenas uma consequência do novo patamar de qualidade atingido pela escola. Assim sendo vamos trabalhar. Semana que vem estarei fazendo reuniões com professores e funcionários para explicar com detalhes as regras para cálculo e pagamento do bônus mas vai aqui um resumo:

- Houve uma divisão das unidades em grupos de acordo com a natureza (ETEC ou FATEC) e de acordo com o número de alunos. Nossa escola se enquadra no grupo das ETECs que possuem entre 701 e 1000 alunos.

- Indicador (IDETEC) é um índice composto pelo fluxo de aprovação e por indicadores de resultado. Esse índice é gerado à partir de: Sucesso Acadêmico (índice de produtividade e situação dos egressos); Benefício (grau de satisfação, expectativas atendidas e avaliação dos cursos); Processo (desempenho pedagógico, administração acadêmica, assiduidade e custo-aluno) e ENEN (nota obtida). O IDETEC que será usado como base para o cálculo de cada unidade é do ano de 2008. No nosso caso o IDETEC 2008 da ETEC Ipaussu é 77. Abaixo uma descrição do nosso IDETEC 2008:

- A unidade benchmark é aquela com melhor IDETEC, computados todos os valores desde 2004. Para o nosso grupo (701 à 1000 alunos) a unidade benchmark (melhor resultado) é 89,6.

- A meta de cada unidade será alcançar o IDETEC benchmark do seu grupo num prazo de 10 anos. No nosso caso partir de 77 e, num período de 10 anos, chegar à marca de 89,6. Para isso é necessário um crescimento anual de 1,26 pontos por ano até 2018. Conforme o gráfico abaixo:





- Caso nossa unidade atinja a meta (crescimento de 1,26 pontos) será pago como bônus 1 BR (1 BR = 2,4 salários). Se a meta for ultrapassada o aumento do BR será proporcional ao aumento da meta até o limite de 1,2 BR (ou seja máximo de 2,88 salários). Se a meta não for atingida paga-se proporcionalmente e com desconto para o cumprimento de parte da meta (por exemplo se atingirmos apenas 50% da meta - 0,63 pontos, será pago apenas 50% do BR - 1,2 salários. Caso o IDETEC seja igual ou inferior ao de 2008 então BR = 0.

Na próxima semana estaremos realizando reuniões com docentes e funcionários para melhores explanações sobre o assunto. Também estaremos reunindo os alunos para explicar o que é o SAI, qual seu objetivo e os valores obtidos por nossa unidade em 2008.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Maratona de Eventos em SP

Estou indo amanhã para São Paulo participar de 3 eventos: na quarta (19/08) teremos no Centro Paula Souza uma reunião de esclarecimento sobre o plano de metas para recebimento do bônus resultado (BR), na quinta (20/08) de manhã um treinamento para contratação dos novos funcionários referente ao último concurso público que houve no mês de junho também no Centro e à tarde no Palácio do Governo o lançamento do Programa Jovem Aprendiz. Vamos aguardar as novidades.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Volta às aulas (novamente) e Nova Cantina

Hoje retornamos às aulas após prolongamento do recesso. Várias medidas foram tomadas para prevenção contra a gripe N1H1. A coordenadora da área de Nutrição prof.Juliana Ripoli participou de um encontro em SP na última sexta (14/08) e estará durante a semana realizando um trabalho informativo e preventivo sobre a nova doença. Também está sendo inaugurada a nova instalação da cantina que está participando do projeto "Cantina Saudável" supervisionado pelas professoras e alunos da área de Nutrição, cujo objetivo é ofecer uma opção de alimentos nutritivos e com uma preocupação de manter um elevado nível de qualidade e higiêne, além de disponibilizar orientações em painéis sobre dicas de hábitos alimentares saudáveis.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Final do Recesso

Estamos aproveitando o recesso prolongado em função da gripe H1N1 para começar as mudanças que serão necessárias com a chegada dos novos funcionários prevista para esse semestre. O Sr.Paulo (responsável pela manutenção do prédio) já cuidou da pintura e manutenção da iluminação. Foram reparados o bebedouro e a entrada do setor administrativo. As novas instalações da cantina foram concluídas e cuidamos para que todas as instalações sanitárias estejam equipadas com saboneteiras e papeleiras. Ainda na parte de prevenção à gripe serão disponibilizados recepientes com alcool gel para todas as salas



quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Estruturação da Rede Informatizada da Escola


Hoje também foi efetuada mais uma etapa da estruturação da rede interna da nossa escola. Através dos links da Intragov e da Telefônica estaremos neste primeiro momento disponibilizando os recursos informatizados para toda a área administrativa e até o fim do ano o sinal da internet deverá estar disponível para todos os laboratórios de informática da escola e distribuído através de sinal wireless (sem fio) em toda a área e imediações do prédio. Na foto o especialista em redes de computadores da Vettor Informática de Santa Cruz do Rio Pardo, James Ricardo da Silva e os professores Ricardo e Geraldo.

Reunião do Programa Bolsa Família

A Prefeitura Municipal de Ipaussu, por meio da SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social realizou hoje, no auditório da Etec Prof. Pedro Leme Brisolla Sobrinho, a II Capacitação com os beneficiários do PBF - Programa Bolsa Família. A iniciativa, tem por objetivo orientar e socializar as informações sobre o processo de revisão cadastral direcionado às famílias beneficiárias do PBF com o cadastro desatualizado há mais de dois anos, bem como das famílias identificadas com indícios de irregularidade pela auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) no CadÚnico.
Segundo a Secretária da Assistência Social, Maria Aparecida Braz, em Ipaussu são atendidas mais de 300 famílias.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Observatório 2009: Equipe Responsável: DRSA Viviane Borda


E já iniciamos os trabalhos para a visita do Observatório 2009. A responsável na unidade pelo processo é a Diretora de Serviços responsável pela Secretaria Acadêmica Viviane Borda. Como já foi detalhado aqui no blog o Observatório Escolar é uma importante ferramenta de avaliação e tem por objetivo levantar evidências de práticas escolares que visam o aprimoramento da escola tanto no setor pedagógico quanto no setor administrativo. Em reunião com o Conselho de Escola (cujos membros realizam todo o trabalho de levantamento de evidências) no dia 07 de agosto a equipe responsável pelos blocos que compõem o Observatório ficou assim definida:
Bloco I - Gestão Didático-Pedagógica: Profª. Márcia Cordeiro (representante dos professores) e Profª. Janice Pedroso (Coordenadora Pedagógica) ;
Bloco II - Gestão de Espaço Físico: Débora C.Quadreli (representante dos alunos) e Profª Raquel Gonçalves (Coordenadora da área de Informática);
Bloco III - Gestão Participativa: Maurício Rufino (representante do Poder Público Municipal) e Prof. José Valdir Viol (Assistente Técnico Administrativo);
Bloco IV - Gestão de Pessoas: Aparecida de Fátima Smarito (representante dos pais de alunos) e Prof. Cássio Figueira (coordenador da área de Marketing e Vendas);
Bloco V - Gestão de Documentos: Profª. Tânia Janaina Landi (representante dos Coordenadores de Área) e Profº Carlos Henrique Lopes (coordenador da área de Gestão);
Bloco VI - Gestão de Parcerias: Viviane Bardelli (representante dos alunos egressos) e Profº Eder Batista (Diretor de Serviços);
Bloco VII - Gestão de Serviços de Apoio: Ademilton Galvão Rocha (representante dos empresários) e Profª Juliana Ripoli (coordenadora da área de Nutrição).

Programa Aprendiz Paulista

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho - SERT, lançará no dia 20 de agosto o "Programa Aprendiz Paulista", que tem como objetivo ampliar as aportunidades de inserção do jovem no mundo do trabalho, na condição de aprendizes, e combater, desta forma, o desemprego. Os jovens de baixa renda serão a grande prioridade do programa, visto que o desemprego atinge de forma diferenciada essa parcela da população, em função da sua falta de experiência profissional, instrução e vivência no mundo do trabalho. O programa é destinado, exclusivamente, a jovens, maiores de 14 anos e menores de 24 anos, matriculados em Cursos Técnicos nas Escolas Técnicas do Centro Paula Souza.
Ele representará para nossos alunos, em especial para os de baixa renda, já à partir do início do curso, uma excelente oportunidade de inserção no mundo do trabalho, na condição de aprendizes, com vínculo empregatício, conforme estabelece a legislação vingente.
Além desse grande benefício para nossos alunos, nossa ETEC terá mais uma importante oportunidade de aproximação com as empresas empregadoras. O responsável pelo programa em Ipaussu é o Prof. José Valdir Viol que já faz um trabalho de contato e parcerias com empresas visando a manutenção e criação de novas vagas de estágio para nossos alunos.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Comunicado sobre Bônus 2009

Comunicado do GDS Centro Paula Souza
Enviado em 07/08/2009

Caros Diretores,

Hoje participamos da 2ª reunião com a Comissão Intersecretarial para definições relativas à Bonificação por Resultados/2009.

A boa notícia é que, atingindo as METAS estabelecidas para as Unidades de Ensino, os servidores poderão obter BR até 2,4 vezes o seu salário e caso as METAS sejam superadas, a bonificação poderá atingir até 2,88 vezes o salário. É bom ressalvar, no entanto, que o não cumprimento da META fará com que a Unidade de Ensino não receba nenhuma bonificação, ou seja, ZERE, como foi antecipado, no Ofício Circular n° 17/2009-GDS, de 17-05-2009, encaminhado a todas as Unidades e à Administração Central.
As metas estão sendo calculadas e serão divulgadas até 31-08-2009 e terão como base o maior resultado obtido no período de 2004 a 2008 dentro de cada grupo e levará em conta informações do SAI, SAIE e ENEM.
Em breve estaremos convidando todos os Diretores para reunião, onde serão apresentados os detalhes do processo, ou seja, os indicadores utilizados e a definição das metas.
É fundamental que cada unidade tenha em mente a necessidade de melhoria do desempenho dos seus índices de sucesso escolar, de frequência de alunos, de aprovação, de produção acadêmica (Fatec), de participação nas pesquisas de desempenho de cursos, de procedimentos desenvolvidos e de outros itens utilizados em 2008, além do ENEM e SARESP (Etec) e reconhecimento de cursos (Fatec).
Entendemos que o resultado das negociações representa um avanço não só por termos obtido índices superiores ao de 2008, mas também pelo fato das negociações terem sido concluídas num espaço de tempo muito menor que o do ano passado.

Um abraço a todos!
Profª Laura e Prof. César

-------------------------------------------------------------------------------

Agora a bola continua conosco. Levando em conta todo o trabalho desenvolvido no primeiro semestre e tudo que será realizado principalmente no segundo (levando em consideração que esse é um ano atípico pelo recesso prolongado) o esforço e o compromisso individual de cada um fará a diferença entre o sucesso e o fracasso. Temos que pensar e agir cada vez mais como equipe, deixando os interesses individuais e divergências de lado e focar no companheirismo, no aluno e na qualidade do serviço que prestamos. O mau desempenho de apenas um indivíduo poderá comprometer o resultado de toda equipe. Tenho certeza que estaremos remando sempre para frente, pois estamos no mesmo barco. Conte conosco para ajudá-lo e ajude seu colega de trabalho. Somente assim atingiremos nossas metas.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Capacitação de Docentes: Curso de Movie Maker

E hoje estamos iniciando a turma de desenvolvimento de aplicações em Movie Maker com a professora Luciana Carlomagno. Essa ferramenta nativa do Windows é muito útil para criar apresentações e pequenos filmes podendo ser usada para edição de imagens com áudio e vídeo. Apesar de instalada juntamente com o sistema operacional Windows ela é pouco conhecida e se apresenta como forte alternativa ao Power Point para criação de apresentações mais criativas e com maiores recursos tanto para fins didáticos como domésticos. Ao contrário do curso de Java onde totalidade dos interessados pertence à área de informática, nesta capacitação temos a predominância dos docentes do ensino médio e de funcionários e estágiários do setor administrativo.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Capacitação Docente: Curso de Java




Iniciamos hoje o curso de capacitação docente de Linguagem Java com o professor Geraldo Cantelli. A linguagem Java é atualmente uma das ferramentas mais utilizadas para criação de aplicativos informatizados que, devido à sua portabilidade, podem ser utilizados em diversos aparelhos eletrônicos como celulares e palmtops além de ser amplamente utilizada para desenvolvimento de soluções para internet. Essa capacitação está mais orientada para os docentes da área de informática e estamos honrados com a participação dos nossos colegas de Cerqueira Cesar os professores Ronaldo e Mauro que sempre estão em contato com nossa unidade nos auxiliando e trocando informações sobre as áreas administrativa e de informática.