quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Simulado para o ENEM 2009


Nesta terça e quarta (29 e 30/09) os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio realizaram um simulado do ENEM. O evento foi elaborado e gerenciado pela professora Ana Rosa (Português e Inglês) e teve como objetivo a preparação dos nossos alunos para o referido exame.

Inovação para Aulas Práticas de Informática


Os professores Ricardo e Geraldo da área de Informática concluiram a instalação e os testes do programa Lan School (freeware) no laboratório 4. A nova ferramenta possibilita o controle de todas as máquinas da rede permitindo ao professor acompanhar as atividades dos alunos e compartilhar suas instruções através de captura de vídeo. Esse software foi trazido pelo professor Ricardo de um treinamento na Etec de Marília, cedido pelo professor Eduardo Trindade (coordenador de Informática), que já o utiliza com sucesso na referida Etec.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Palestra: Aposentadoria


Foi realizada hoje uma palestra sobre aposentadoria (um tema que gera muitas dúvidas e é de interesse de todos) para alunos, docentes, funcionários e também aberta à comunidade. O palestrante Dr. Homell Antonio Martins Pedroso, advogado, é secretário adjunto da OAB da Subseção de SCRPardo e abordou o tema fazendo um histórico das leis que regem a aposentadoria no Brasil, citou exemplos e esclareceu muitas dúvidas dos participantes. A palestra faz parte do projeto de capacitação proposto pela coordenação pedagógica para este ano.

sábado, 26 de setembro de 2009

Selo Escola Solidária 2009

É com grande felicidade que recebemos a notícia que nossa escola foi mais uma vez agraciada com o selo Escola Solidária. Através do projeto interdisciplinar desenvolvido no Ensino Médio com o tema "Odisséia do Saber" pelas professoras Raquel e Adriana, nossos alunos tiveram a oportunidade de desenvolver diversas atividades junto à comunidade, envolvendo jovens, crianças e cidadãos da terceira idade gerando uma integração entre as diversas faixas etárias buscando revitalizar valores sociais e morais que nos dias atuais costumam não ter a devida relevância. Os frutos desse projeto já se apresentam na alegria com que todos que participaram das atividades desenvolvidas até agora demonstraram durante a execução de cada etapa.


sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Eventos em SP

Dois eventos hoje em SP para apresentação de novos programas do Governo Federal para incentivar o ensino técnico em SP: o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) no qual participaram o diretor de serviços Eder Batista e a professora Luciana da informática (que responde pela Diretoria Executiva da APM)e o Programa Brasil Profissionalizado para o qual eu fui convocado. Ambos têm como objetivo contribuir com incentivos financeiros oriundos do Governo Federal para os cursos de Ensino Médio (PDDE) e Ensino Técnico (Brasil Profissionalizado).

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Professores: Abertas Inscrições Para Processo de Qualificação: Coordenador Pedagógico

Estão abertas de 24 à 30 de setembro as inscrições para o processo de qualificação de candidatos à funcão de coordenador pedagógico das Etecs do Centro Paula Souza. Os professores interessados poderão buscar maiores informações e efetuar suas inscrições junto à Diretoria de Serviço das Etecs. Em nossa escola o edital de abertura das inscrições está disponível na sala dos professores e foi enviado por e-mail à todos cadastrados pela Secretaria Acadêmica. Os interessados devem possuir licenciatura plena ou equivalente, ter contrato com o CEETEPS por tempo indeterminado, possuir pelo menos 3 anos de experiência docente na instituição e possuir pelo menos 1 ano de experiência em coordenação pedagógica, de área, de curso ou de direção de escola. A qualificação será válida para todas as ETECs e terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Entrevista para Contratação de Menor Aprendiz - Duke Energy


Recebemos hoje a visita das representantes do setor de Recursos Humanos da Duke Energy International Geração Paranapanema, Maria C.Frozza e Leila S.Nabeiro, para entrevistar os alunos das áreas de Informática e Gestão, candidatos à vaga de estagiário do programa Menor Aprendiz, completando assim 3 vagas nesta empresa só em 2009. A Duke Energy dá preferência aos nossos alunos devido à competência mostrada por todos que já estagiaram lá desde 2007. Todos os anos novas vagas são oferecidas através de convênio firmado entre a escola e a empresa via Programa Menor Aprendiz. Curiosidade: a entrevistadora Leila S.Nabeiro foi nossa aluna formada pelo curso técnico integrado de Ensino Médio e Processamento de Dados em 1995 e hoje ocupa cargo de destaque na Duke Energy.

Projeto Comunicações: Felicidade na 3ª Idade


Foi realizado hoje o 2º encontro de gerações que marcou o encerramento de mais uma etapa do projeto Odisséia do Saber de responsabilidade das professoras Raquel e Adriana envolvendo os 3ºs anos do Ensino Médio e a comunidade, mais especificadamente os cidadãos da 3ª idade da cidade. Mais detalhes e fotos no blog do ensino médio

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Palestra Sobre Educação no Trânsito


Foi realizada hoje para as turmas do Ensino Médio e Técnico a palestra "Educação no Trânsito" pelo Coordenador do Projeto Sebastião Peres. O projeto visa 2 etapas: educar na juventude e previnir os acidentes causados no trânsito. É uma iniciativa da T.A. Produções e Eventos em parceria com o Lions Club de Ipaussu, Polícia Militar, Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e o comércio e industria local. O tema já foi projeto do ensino médio e é de extrema importância na formação de novos condutores e criação de uma nova consciência para garantir uma melhora na segurança de motoristas e pedestres. Inserido na palestra está o alerta para o consumo de alcool e drogas e os perigos que esse consumo acarreta.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Comemoração do Aniversário da Escola

Neste dia 18 de setembro alunos, professores e funcionários foram convidados para assistir à um vídeo elaborado pelas alunas dos 3ºs anos do Ensino Médio Mariana Zamproni, Fabiana Zanluqui e Nataly Rodrigues com orientação da professoras Amábile e Raquel. Um agradecimento especial aos demais alunos que auxiliaram na coleta do material para a realização do evento. Considerando sua criação pela lei 77/1948 de 23/02/1948 nossa escola está comemorando 61 anos. Sua instalação no prédio atual data de 20/09/1955, portanto 54 anos da sua instalação e inauguração.Parabéns.


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Comemoração de 40 Anos do Centro Paula Souza



Foi realizada hoje na Sala São Paulo, em comemoração aos 40 anos do Centro Paula Souza uma cerimônia, com cerca de 1.200 convidados, que teve participação do governador do Estado de São Paulo, José Serra; do vice-governador, Alberto Goldman; do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin; e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades. A parte musical contou com as apresentações do Coral do Centro Paula Souza e da Orquestra Sinfônica de Heliópolis.

Cada escola Centro pôde enviar até 3 representantes, entre eles o diretor, um representante dos docentes (Prof. Carlos Henrique) e um dos funcionários (o ATA José Valdir Viol). Partimos em grupo com as Etecs de Santa Cruz do Rio Pardo, Piraju e Etec e Fatec de Ourinhos.
Devo confessar que sinto-me honrado em poder representar nossa escola e também por pertencer à uma instituição do porte do Centro Paula Souza. Uma instituição cujos objetivos não poderiam ser mais nobres: proporcionar educação e possibilidade de um futuro melhor à jovens e cidadãos primando sempre pela qualidade dos serviços prestados, contribuindo para um Brasil mais justo e mais evoluido social e culturalmente. Tomo aqui a liberdade de reproduzir as palavras da mensagem de agradecimento da Diretora Superintendente Profª Laura Laganá, a qual, apesar do pouco contato durante reuniões e capacitações no Centro, conquistou minha sincera admiração por sua simplicidade, dedicação, carinho e competência no exercício do seu trabalho cuja responsabilidade e cobrança são enormes.

Mensagem de Agradecimento Profª Laura Laganá:

Queridos Diretores, Professores e Servidores Administrativos,

São 5h da manhã e eu ainda não consegui dormir. Acho que estou querendo prolongar a emoção que vivemos em nossa festa ontem.
Fico pensando e relembrando os momentos mais marcantes da nossa trajetória... Todas as conquistas e todas as dificuldades que, com muita maturidade, conseguimos superar.
Nossa força, nosso orgulho e nossa felicidade tomaram conta daquele espaço maravilhoso da Sala São Paulo e essa é mais uma das boas recordações que vou levar comigo para sempre.
Eu que estava muito tensa (por ter que enfrentar uma platéia de 1200 pessoas), fui me acalmando aos poucos, a cada abraço e a cada palavra de carinho que recebia.
Aliás, quero me desculpar, por não ter dado a vocês a atenção que eu gostaria. Mas infelizmente, tive que “seguir as orientações do cerimonial” para que conseguíssemos cumprir todas as etapas previstas.
Minha única tristeza, foi não poder proporcionar a TODOS os nossos servidores a possibilidade de desfrutar a alegria daquele momento... espero que eles entendam os motivos e me perdoem por isso.
Nós merecíamos esta festa, que apesar de elegante e “estilista”, não deixou de ser animada e divertida como nós.
Nossa Instituição é “iluminada” porque o destino é amigo das pessoas do bem, que como vocês lutam e acreditam num amanhã mais justo.

Um beijo a todos e muito obrigada!

Profª Laura Laganá


Bem, depois dessa mensagem fica quase impossível acrescentar mais alguma coisa. Parabéns Centro Paula Souza e parabéns à todas as pessoas de bem que estão juntas nesta jornada.

Cobertura Oficial do Evento

Fotos do Evento - 40 Anos de Centro Paula Souza














segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Reunião do Conselho de Escola e APM

Os membros do Conselho de Escola e da APM reuniram-se hoje para uma série de deliberações.

Com relação ao Conselho de Escola foi passado aos membros uma explanação geral sobre o Plano Anual e Plurianual bem como a senha de acesso ao site do mesmo para que todos possam analizar seu conteúdo e assim emitir um parecer aprovando ou não o mesmo. Devo ressaltar a importância dessa análise e aprovação, pois somente assim, com anuência de todos os representantes dos diversos setores da comunidade escolar é que o Plano poderá ser considerado válido. Aliás o processo de elaboração desse plano ofereceu a possibilidade de partipação de todos os setores através de reuniões e coleta de dados onde todos tiveram a chance de colaborar. Além disso o Conselho foi consultado com relação à criação de normas para utilização do auditório da escola.

Já em relação à APM, os membros deliberaram sobre os estagiários contratos pela entidade e elaboraram como serão os procedimentos para contribuição dos alunos. Ficou decidido a realização de uma campanha que irá sortear entre os alunos um notebook e possibilitará que os mesmos participem gerando assim uma reserva de caixa que viabilizará várias melhorias propostas pelos representantes e pelo setor admininstrativo. Com base na campanha realizada no segundo semestre do ano passado (onde foram sorteados pen drives) essa nova rifa incentivará a contribuição de todos os alunos. Os detalhes dessa campanha serão analisados e publicados aqui posteriormente.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Aprovação do Novo Curso de Informática para Internet

É com muita felicidade que recebemos hoje a notícia através do Ofício 006/2009 CETEC ACA de que o novo curso de Informática para Internet da Etec Ipaussu está aprovado! As inscrições serão em outubro e a turma iniciará as aulas no 1º semestre de 2010. Esse curso é inédito na região e com isso nossa escola estará oferecendo uma certificação que é muito solicitada que é a de desenvolvedor web. Fomos a primeira Etec da região oferecer o curso de Informática (desde 1992) e seremos novamente a primeira na região à trabalhar com o curso orientado à internet. Essa será uma excelente oportunidade também para os alunos que já têm a certificação de Técnico em Informática, pois eles poderão fazer o novo curso como especialização. Acessem o blog da Informática para maiores informações sobre o novo curso e o blog do Vestibulinho para detalhes sobre todas as turmas à serem abertas para 2010.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Preparativos para o SAI 2009


O SAI (Sistema de Avaliação Institucional) é um importante instrumento de avaliação que todos os anos é aplicado nas unidades de ensino do Centro Paula Souza. À partir dos resultados desse exame são tomadas diversas diretrizes visando a melhoria de vários aspectos da escola. O SAI é usado na montagem do Plano Escolar (elaborado todo início de ano), do Plano Plurianual e influência até no bônus mérito que professores e funcionários recebem no final do ano. Este ano quem está responsável pelo SAI na nossa escola é a Eline do setor administrativo. A partir desse mês serão realizadas reuniões com alunos e funcionários para esclarecimentos e dúvidas sobre o sistema. A data de aplicação ainda será definida. O IDETEC (índice que será usado para avaliação do cumprimento das metas anuais) é formado em parte pelo resultado do SAI. Como essas metas já estão estabelecidas (ver postagem de 19/08) temos muita expectativa pelo resultado desse ano. Vamos aguardar. O SAI é respondido por todos os alunos, professores e funcionários e também por uma amostragem dos pais de alunos.