quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Observatório 2009: Dia da Visita

Para completar a semana foi realizado hoje o Observatório 2009. Esse ano tivemos o prazer de receber a visita dos supervisores de ensino Márcia Regina Poletine e Antonio Carlos Otoboni que trabalharam como observadores. Ambos contribuiram com valiosas orientações sobre diversas práticas administrativas e pedagógicas que devem ser mantidas ou adotadas pela escola para melhorar cada vez mais a qualidade do nosso ensino. Foi um processo muito tranquilo que contou com a participação dos menbros do conselho de escola, coordenadores e funcionários administrativos sob a responsabilidade da diretora acadêmica Viviane Borda. Nossos agradecimentos à atenção dos supervisores e ao trabalho e participação dos envolvidos.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Aplicação do SAI 2009


Foi realizado hoje a aplicação do SAI (Sistema de Avaliação Interna), novamente pela nossa amiga profª Carmem de Ourinhos e coordenado pela Eline da área administrativa. Como já foi dito aqui o SAI é uma importante ferramenta para avaliar a escola e apontar caminhos para o planejamento de todo o trabalho institucional. Especialmente nessa ocasião tivemos demonstrações pessoais de comprometimento e dedicação e também do inverso. Existem pessoas que se esforçam para construir e infelizmente pessoas que se esforçam para destruir, colocando seus interesses pessoais na frente do coletivo e do bem comum. Felizmente como já disse em algum post anterior as pessoas de bem são maioria aqui em nossa escola e tenho certeza que isso fará toda a diferença no final. Meus sinceros agradecimentos ao apoio demonstrado por todos e minha lástima aqueles cujo coração carrega o peso do rancor.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Encerramento das Inscrições do Vestibulinho 1º Sem 2010

E se encerraram hoje as inscrições para o Vestibulinho 1º Semestre 2010. Ficamos de plantão até as 15:00 para atender o pessoal da última hora e fechamos o processo com 642 inscrições para as vagas de cursos técnicos e ensino médio, gerando uma demanda de 1,78 candidato-vaga, o que no cenário atual com o aumento da oferta de cursos e as dificuldades que existem é um resultado muito bom. Todas as turmas foram completadas e agora é só aguardar o exame dia 29/11.

domingo, 25 de outubro de 2009

Teatro: O Auto da Compadecida

A peça "O Auto da Compadecida" foi encenada hoje no auditório da escola que foi cedido para o evento que é uma iniciativa da APAE. Segundo o diretor social da APAE de Ipaussu, Marco Antonio Fontes Caldeirão, o objetivo é oferecer cultura para a comunidade e arrecar fundos para instituição. A peça foi encenada pelo grupo teatral Aldo Marini de São Manoel. Segundo Marco Antonio o evento foi um sucesso e vai ser de grande ajuda para APAE de Ipaussu.

sábado, 24 de outubro de 2009

Capacitação: Resolução Alternada de Conflitos

Esta semana tive a oportunidade de participar da capacitação oferecida pelo Centro Paula Souza em SP de Resolução Alternada de Conflitos. Pela procura (me parece que houve quase 400 inscrições) o tema parece atrair bastante interesse. Conflitos existem em todos os lugares, mas no ambiente escolar por reunir grupos tão distintos (professores, pais, alunos, funcionários) com objetivos, interesses e visões tão particulares fica fácil que eles ocorram. Contribuindo para isso, sempre em um grupo de pessoas existem aquelas cujo objetivo parece ser o de ir na contra mão do senso comum (e você sabe que em nossa escola esse fato é realidade). Assim sendo nada mais oportuno que uma capacitação com essa finalidade: resolução de conflitos. Foram tratadas além de técnicas de mediação escolar e negociação, temas como bullyng (também conhecido como assédio), comum entre os adolescentes e a símdrome de burnout dos docentes (exaustão emocional causada pelo stress). No geral foi muito proveitoso e espero poder repassar para nossos companheiros o máximo que eu pude aprender neste encontro e assim tentar cada vez mais tornar nosso ambiente de trabalho cada vez mais harmonioso. Não vai ser fácil, mas eu sempre digo: as pessoas de bem estão em maior número e isso é o que conta.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do Professor

Parabéns para todos nós, professores e educadores neste 15 de outubro. Fica aqui registrada a justa homenagem à essa profissão tão nobre. Hoje temos mais reconhecimento (houve tempos piores) e é consenso geral que somente através da cultura e da educação teremos uma sociedade melhor. Como em todas as áreas temos exceções mas, eliminando uma minoria que inverte valores, nunca é demais agradecer a todos que se dedicam ao ensino com amor e altruísmo. Como uma aluna me disse hoje: vocês são heróis e heroinas. Parabéns.


sábado, 10 de outubro de 2009

Reunião Pedagógica Outubro 2009


A Reunião Pedagógica realizada neste dia 10 de Outubro contou com uma explanação da Profª Juliana sobre a nova metodologia e novas planillhas a serem adotadas por todas as unidades do Centro para acompanhamento do desempenho escolar dos alunos à partir do ano que vem. Em seguida montei uma explanação sobre vários aspectos da nossa unidade focando o trabalho docente. A novidade é que todo o conteúdo da reunião deverá ser enviado via e-mail para todos os professores como forma de conpensar a ausência de professores que não puderam comparecer à reunião.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Realização do 1º BrinkEtec


Os alunos do 2º Administração do período da tarde realizaram hoje o 1º BrinkEtec - Feira de Brinquedos Usados. Segundo a profª Márcia Cordeiro, coordenadora do projeto, os alunos puderam colocar na prática todo conhecimento de estratégia empresarial e técnicas de marketing na realização e divulgação de um bazar de brinquedos aberto à comunidade e aproveitando as vésperas do dia da criança. Mais informações no blog da Gestão.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Abertura das Inscrições para Vestibulinho 1º Sem/2010


Estão abertas a partir de hoje (05/10) até as 15:00 hs do dia 26/10 as inscrições para o Exame Vestibulinho do 1º Sem/2010 das Etecs do Centro Paula Souza. Nossa escola abrirá as seguintes turmas para o início do próximo ano:

Ensino Médio (manhã) 120 vagas
Técnico em Logística (tarde) 40 vagas
Técnico em Nutrição e Dietética (tarde) 40 vagas
Técnico em Informática para Internet (tarde) 40 vagas
Técnico em Administração (noite) 40 vagas
Técnico em Contabilidade (noite) 40 vagas
Técnico em Nutrição e Dietética (noite) 40 vagas

As inscrições só podem ser realizadas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br
Para maiores informações acesse o blog do Vestibulinho

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Veja as Orientações do MEC aos estudantes que farão o ENEM 2009

Após cancelamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) fez algumas recomendações aos estudantes que realizariam o exame marcado para este fim de semana. Conheça as orientações e tire as sua dúvidas.

Haverá mudanças nas inscrições?
O MEC informou que as mais de 4 milhões de inscrições estão mantidas em todo o País.

Como será feita a nova prova?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) já tem uma segunda prova pronta.

Qual a data do novo exame?
De acordo com o Inep, a nova data do exame deve ser divulgada nos próximos dias, depois da logística de aplicação ser reorganizada. É provável que a prova seja realizada em novembro.

Haverá alteração na divulgação do resultado?
Em razão do adiamento, a divulgação do resultado final das provas, inicialmente prevista para 8 de janeiro, deve sofrer atraso de um mês.

O início dos semestres letivos será adiado?
Ainda não é possível saber se os semestres letivos nas universidades que adotam o exame também sofrerão atrasos. A definição dos calendários letivos fica a cargo das instituições de ensino superior.

Como ficam os vestibulares que utilizarão nota do Enem?
A nova data do Enem não deve prejudicar os vestibulares. O MEC afirma que a prova ocorrerá a tempo de que os resultados sejam utilizados para os processos seletivos das instituições, pois, de acordo com o ministro Fernando Haddad, há uma folga no cronograma do Enem. É possível, porém, que alguns calendários tenham que ser alterados. Isso só poderá ser confirmado após a definição das datas.

Como fica a situação dos estudantes que iriam fazer a prova em outras cidades?
Ainda nãose sabe se os locais de prova serão mantidos. O candidato precisa aguardar a reorganização da logística de aplicação das provas.

O que fazer agora?
O Ministro da Educação, Fernando Haddad, aconselha aos estudantes que aproveitem o adiamento das provas para estudar e fortalecer seus conhecimentos para conseguir um resultado ainda melhor.

Como tirar outras dúvidas?
Os candidatos podem tirar suas dúvidas pelo telefone 0800-616161 ou pelo endereço de e-mail faleconosco@inep.gov.br, disponibilizados pelo ministério.

Cancelada Prova do ENEM !!!

É mole ??? A prova do ENEM vazou. Confira noticia publicada no portal Terra nesta manhã:

O Ministério da Educação cancelou na madrugada desta quinta-feira a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, que seria aplicado neste final de semana para mais de 4 milhões de pessoas em todo o País. O cancelamento teria ocorrido em virtude do vazamento da prova.

As provas seriam aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro em 113.857 salas de 10.385 escolas do País. O ministro da Educação, Fernando Haddad, deve conceder entrevista na manhã desta quinta-feira para falar sobre a decisão.

De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, por telefone, um homem procurou o jornal na tarde dessa quarta-feira e disse que tinha duas das provas que seriam aplicadas no sábado. Em troca da informação, teria cobrado R$ 500 mil. A decisão teria sido tomada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, após tomar conhecimento do vazamento.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes, disse ao jornal que "há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance".

Haddad disse ao jornal que não teve acesso ao material da prova e confirmou o vazamento após consultar técnicos do Inep, com base em informações que teriam sido passadas pelo jornal ao ministro.