terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Lançamento da Associação ROEMA




Tivemos o privilégio de sediar no nosso auditório a 1ª reunião oficial para homologação da diretoria da ROEMA uma nova ONG que passa a ser sediada em Ipaussu e tem por finalidade o trabalho com o meio ambiente. Estou muito honrado por ter sido convidado para participar do Conselho Fiscal da nova entidade e posso afirmar com certeza que estaremos trabalhando em conjunto esse ano, visto que nossa escola está também desenvolvendo um projeto relacionado ao meio ambiente. Segue abaixo as palavras da nossa querida aluna Maria AP. Paulino Sanfelice que está presidindo a associação:

"Na noite de 23/02/2010 a conteceu o lançamento da Associação ROEMA (Rede Organizada de Estudos do Meio Ambiente) nas dependências da Etec Prof.Pedro Leme Brisolla Sobrinho. Esse evento contou com o apoio de estudantes de cursos específicos de ecologia e meio ambiente, proprietários de áreas de proteção ambiental, estudiosos, biólogos, professores atuantes e aposentados, pessoas da sociedade da cidade de Ipaussu e Bernardino de Campos.

As apresentações ficaram por conta da Sra. Maria Aparecida Paulino Sanfelice (Paula Sanfelice) que apresentou a todos os presentes o Sr. Adriano Bonora, biólogo e fundador da ROEMA em 1999 na cidade de Presidente Prudente. A ROEMA teve em sua diretoria professores totalmente voltados à preservação, estudos e soluções para o descaso com a natureza. A ROEMA carrega consigo a ELMA (Escola Livre do Meio Ambiente) que é formada por psicologos, pedagogos e profissionais da área do meio ambiente.

O Sr. Adriano, em sua fala, passou para toda a platéia a decisão de ter transferido para Ipaussu com a anuência de todos os antigos diretores, a Associação ROEMA, hoje instalada à Av. Rui Barbosa, nº 254 em Ipaussu. Também em sua fala o Sr. Adriano deixou bem claro a necessidade de educar todos desde a criança até as pessoas mais vividas, mas não concientes de seu papel junto à natureza.

Outro assunto abordado pelo Sr. Adriano foi o de estar, a ROEMA e a ELBA, já com uma grande e indispensável parceria com a Fazenda Brilhante da Família Cavezzale, através do Dr. Paulo Sérgio, neto do construtor desse espaço histórico, pertencendo diretamente à cidade de Ipaussu pelo valor do desbravador Sr. Natale Cavezzale à 100 anos atrás.

Fez uso da palavra em seguida o próprio Dr. Paulo Sérgio Cavezzale, que emocionado, lembrou parte da história da sua família e o desejo de transformar aquele espaço em um parque ecológico de visitação para crianças, jovens e idosos a fim de resgatar até mesmo o valor de um canto de um simples pássaro que outrora passava em bandos por entre as árvores e nos dias de hoje são raros nos espaços urbanos.

O encontro foi precioso não somente pelo ato de se eleger o grupo da ROEMA - Ipaussu, mas também pelo interesse da direção da Etec Ipaussu em participar, já que o diretor Carlos Eduardo da Silva direcionou até o local do evento as 3 salas dos primeiros módulos totalizando 12o alunos que sentiram com certeza a mesma emoção pelo empenho e vontade de fazer algo pela nossa vida...
O encontro terminou com apresentação da nova Diretoria da ROEMA, aplaudida por todos."

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Lançamento do Portal Virtual Click Ideia


Participei hoje em São Paulo da cerimônia de lançamento do Portal Educacional do Centro Paula Souza. Ele será uma ferramenta que irá revolucionar o Ensino Médio das nossas unidades, pois proporcionará à alunos e professores material didático multimídia acessivel via internet e será usado como importante complemento as aulas. Os professores serão capacitados agora em março e em nossa escola a professora responsável pelo projeto será a Ana Rosa. Abaixo uma apresentação do projeto:

O Centro Paula Souza promove vários projetos educacionais que incentivam ações de qualificação e inserção digital de professores e alunos. Um dos projetos mais importantes é o do Portal Educacional voltado para o Ensino Médio, oferecido para todas as ETECs do Centro Paula Souza e que envolve cerca de 50 mil alunos e professores.

A Empresa Clickideia ( www.clickideia.com.br ), vencedora da concorrência pública para fornecer esse serviço a partir de 2010, capacitará os professores do Ensino Médio para a utilização adequada do Portal e suas ferramentas, facilitando a implementação do uso de novas tecnologias educacionais em sala de aula.

Os alunos e professores das ETECs terão livre acesso aos conteúdos curriculares do Ensino Médio por meio da Internet e contarão com ferramentas para realizarem suas pesquisas escolares e estudos complementares. Os recursos do Portal Clickideia utilizam multimídia, imagens, animações, áudios, vídeos, simuladores, entre outros e podem ser aproveitados para fixar conteúdos, para rever assuntos, nos estudos extraclasse e nos processos de recuperação paralela, assim como na preparação para as os exames e avaliações que o aluno é submetido nesta fase escolar, como o ENEM e os vestibulares.

O projeto com o Portal Clickideia possibilitará também a integração de tecnologias da comunicação e da informação às rotinas escolares, promovendo a interdisciplinaridade, a contextualização e a transversalidade do conhecimento, dentro de um ambiente virtual, pedagogicamente preparado para receber alunos e professores.

Cada uma das Escolas participantes conta com a figura de professor coordenador para acompanhar e gerenciar as atividades da Escola dentro do Portal Clickideia. Os acessos ao Portal são monitorados e mensalmente as Escolas recebem esses índices para verificar se as metas definidas pela CETEC estão sendo cumpridas.

O Centro Paula Souza assim cumpre seu papel com relação ao atendimento dos objetivos do Ensino Médio: o exercício da cidadania ativa, a preparação para a vida, a construção da identidade, a preparação para o mundo do trabalho e a continuidades de estudos.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Volta às Aulas !!! 1º Semestre 2010 !

Estamos retornando as aulas em 2010. Nossas boas vindas aos novos alunos do Ensino Médio (1ºs A, B e C) da manhã, para a primeira turma de Informática Para Internet, Nutrição e Logística da tarde e para Administração e Nutrição da Noite. Bem vindos de volta também os 2ºs e 3ºs anos/módulos. Votos de um ano muito produtivo para todos. Além dos novos funcionários teremos também novos professores. Nesta primeira semana o grêmio estudantil estará promovendo o trote solidário onde as novas turmas irão concorrer para ver quem arrecada mais itens para doação para a Secretaria de Assistência Social do município, além de uma gincana para os períodos da manhã e da tarde. Segue abaixo um roteiro das atividades:

Segunda (08/02)
Recepção dos novos alunos (auditório)
Recepção do retorno dos 2ºs e 3ºs anos/módulos (auditório)

Terça (09/02)
Doação: caixa de leite integral (10 pontos)
Gincana
Roupa: ridículo

Quarta (10/02)
Doação: sabonete ou pasta de dente (2 pontos)
Gincana
Roupa: do avesso

Quinta (11/02)
Doação: pacote de bolacha água e sal ou maizena (5 pontos)
Concurso de Miss/Mister Etec Ipaussu
Roupa: time

Sexta (12/02):
Premiação da gincana e das doações
Confraternização
Roupa: carnaval

Parceria Etec - Wizzard Ipaussu


No final de janeiro recebemos a visita do Sr.Ricardo Alcarás (responsável pela Escola de Idiomas Wizzard - Unidade de Ipaussu) para disponibilizar para alunos e funcionários da nossa escola um convênio onde estão inclusos descontos de 20% nas mensalidades e reforço escolar agendado. Após o carnaval estaremos recebendo mais material para divulgação do convênio. Uma excelente oportunidade para nossos alunos professores e funcionários que estão querendo aprender mais um idioma.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Formatura do Técnico - 2º Semestre 2009



Nossos parabéns e votos de sucesso para os formandos do Ensino Técnico do 2º Semetre 2010: Nutrição, Contabilidade, Informática e Marketing e Vendas.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Instalação de Ventiladores no Auditório


Iniciaremos o ano com uma excelente notícia: a Prefeitura Municipal cedeu para nossa escola 10 ventiladores de parede para serem instalados no auditório e no laboratório de nutrição. Assim teremos um ambiente mais agradável para os eventos no auditório e para as aulas práticas de nutrição. Os ventiladores estão sendo instalados hoje no auditório e já serão inaugurados amanhã na cerimônia de formatura do ensino técnico. A Prefeitura Municipal na figura do Sr. Prefeito Luiz Carlos Souto é nossa parceira e além de ceder os ventiladores forneceu maquinário e mão de obra para limpeza do terreno da escola. Em nome dos nossos funcionários, professores e alunos nossos agradecimentos.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Atribuição de Aulas e Planejamento - 1º Semestre 2010

Nossas boas vindas aos professores de volta das tão merecidas férias. Iniciamos as atividades docentes deste ano com a atribuição das aulas hoje (03/02) e planejamento das aulas (04 e 05/02).