sábado, 31 de julho de 2010

Formatura dos Cursos Técnicos - 1º Semestre 2010



Parabéns aos formandos das turmas de Ensino Técnico que encerram o 3º módulo no 1º semestre 2010: Administração e Informática (tarde) e Contabilidade e Logística (noite). Nossos votos de sucesso e plenas realizações.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Resultado do Enem 2009

Divulgado o resultado geral do Enem 2009: nossa escola ficou classificada com nota geral de 618,3 novamente acima da média nacional que foi de 501,58. Mais uma vez damos os parabéns a professores e alunos pelo resultado.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Semana de Treinamento - Agentes Comunitários de Saúde


A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde e com apoio da Etec Ipaussu promoveu na semana de 26 a 30/07, treinamento para os Agentes Comunitários de Saúde que foram contratados recentemente para atender a população de Ipaussu na Estratégia Saúde da Família. Os mesmos realizam cadastro das famílias mapeando as micro áreas e auxiliando a promoção da saúde. Diante disso o Secretário de Saúde Dr. Carlinhos Guidio pretende atender à população com mais qualidade e humanização diminuindo as internações hospitalares, gastos com medicações dentre outras melhorias advindas do ESF que promovendo conhecimento melhora a saúde da comunidade.
O treinamento foi realizado nas dependências da Etec que também cedeu materiais de multimídia e todo o apoio necessário. A abertura foi realizada pelo Secretário Municipal de Saúde e Vice Prefeito Dr. Carlinhos Guidio e pelo Prefeito Luiz Carlos Souto. Durante o treinamento foram abordados temas como legislação e fluxograma do SUS no município, saúde da mulher, do idoso, da criança e adolescente, dengue, entre outros.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Novo Visual da Cantina


Aproveitando o recesso o visual da cantina foi reformulado. O portão de fechamento que já tinha sido substituido por um mais moderno e compacto (junto ao balcão) recebeu acabamento e novas cores foram aplicadas interna e externamente, visando mais destaque e ampliando o espaço útil da cantina.

Reinício das Aulas - 2º Semestre 2010


Retornamos hoje as atividades letivas do 2º Semestre 2010. Os alunos das novas turmas compareceram em peso. Como retornamos em uma quinta feira muitos alunos dos segundos e terceiros módulos deixaram para volatar as aulas na próxima segunda. A recepção das novas turmas foi realizada no auditório no período da noite e na própria sala da única nova turma da tarde. Então boas vindas para todos:

- 1º Administração - Tarde
- 1º Informática para Internet - Noite
- 1º Contabilidade - Noite
- 1º Logística - Noite

Dois Anos de Direção

Dois anos. Mais uma etapa vencida. Muitas alegrias, algumas decepções, trabalho de montão, preocupações e satisfações... Atingimos a meta proposta pelo Centro, ganhamos o bônus mérito, subimos nos indicadores... Foi um ano de metas conquistadas, brigas compradas, desafios, mas principalmente de aprendizado. Olhando para trás vejo o quando mudei nesse curto espaço de tempo. Minha visão sobre muita coisa evolui e meus olhos se abriram para novas facetas da realidade. Novas metas, novos desafios, novas brigas, mais aprendizado está por vir. Novamente quero expressar através dessa mensagem o meu agradecimento a todos os colegas de viagem que fazem parte dessa história no dia a dia da nossa escola. De novo me desculpar com as mancadas e furos (a intenção sempre foi acertar na primeira, mas...), me alegrar com as metas alcançadas, continuar me esforçando para tentar superar tudo o que já foi feito, entristecer-me com as pequenas derrotas e vibrar com as vitórias. Nesse balanço de dois anos uma novo cenário se apresenta. Mais que nunca devemos investir na qualidade do nosso serviço prestado e valorizar o aluno e o professor. Em virtude da expansão das ofertas de ensino na região a procura por nossas vagas não é mais a mesma. Por isso é necessário valorizar o nosso aluno. Somente com uma qualidade superior no nosso ensino é que vamos manter nossa clientela. Por isso é necessário valorizar o professor. Estamos passando por uma fase de muitos conflitos interpessoais e esse é um novo desafio a ser encarado. Somente com muito diálogo, muita flexibilidade e muita vontade própria de mudança e adaptação pessoal vamos continuar crescendo. E vamos em frente, pois outro ano já começa amanhã. Obrigado e parabéns para vocês.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Final da Campanha do Agasalho: Superando as Expectativas


Finalizamos hoje a nossa participação na Campanha do Agasalho 2010 e superamos a expectativa de doações. Me lembro dos anos anteriores que as doações da nossa escola geralmente enchiam a caixa da campanha (foto) e sobravam algumas peças. Esse ano passei pessoalmente em cada sala de aula e pedi aos alunos para que cada trouxesse pelo menos uma peça (todos temos pelo menos uma que sobra no guarda roupa). Todos temos intençao de ajudar, mas na maioria das vezes a correria do dia a dia faz com que as oportunidades passem sem que as aproveitemos. Nossos alunos anotaram o recado e o resultado foi melhor que o esperado: arrecadamos o suficiente para encher a tal caixa mais de cinco vezes. Os responsáveis pela Secretaria de Assistência Social pediram para que eu agradecesse pessoalmente nas salas de aula a participação de todos: alunos, professores e funcionários que participaram e fizeram deste um inverno mais digno e mais confortável para muitas pessoas que realmente necessitam. Parabéns à todos.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Retorno às Atividades: 2º Semestre 2010


Após recesso aqui vamos nós de novo:

Atribuição de Aulas:
19/07/2010 (segunda) a partir das 13h00

Planejamento e Replanejamento:
20/07/2010 (terça) 13h00 as 17h00 – 18h00 as 22h00
21/07/2010 (quarta) 8h00 as 12h00

Obs: o período da tarde do dia 21/07 ficará reservado para as áreas definirem planos de trabalho docente

Início das aulas: 22/07/2010 (todos os períodos)

Bom trabalho para todos nós

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Início das Matrículas para 2º Semestre 2010

Iniciamos hoje as matrículas para as novas turmas dos cursos técnicos que estão iniciando no 2º Semestre 2010. Durante a primeira chamada (15 e 16 de julho) a secretaria acadêmica estará atendendo das 9h00 às 21h00. Na segunda chamada em diante atenderá no horário comercial. Fique atento para os documentos necessários para matricula acessando o blog da secretaria acadêmica

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Conselho de Classe - Final 1º Sem 2010

Neste Conselho de Classe (final do ensino técnico e parcial do ensino médio) foram realizadas várias alterações visando a resolução de problemas que ocorreram no conselho anterior: houveram reclamações sobre o prazo final para passagem das notas e a impossibilidade de alterações após a impressão dos dados pela secretaria acadêmica. Após acerto das datas foram estipulados prazos para passagem das menções com um período posterior somente para as correções necessárias. Além disso foram marcados pré-conselhos por área, o que acabou gerando uma reunião mais dinânica e sem os entraves que ocorreram nas anteriores. Para cada novo problema que surge é necessário um tempo para planejar os ajustes necessários para resolve-lo e estar assim cada vez melhorando.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Encerramento das Turmas do Técnico - Último Dia Letivo 1º Semestre 2010

Encerramos as aulas do 1º Semestre de 2010. Votos de sucesso para as turmas dos técnicos que encerram os terceiros módulos:

Administração Tarde:




Informática Tarde:




Logística Noite:




Contabilidade Noite:


terça-feira, 6 de julho de 2010

Portal Clickidéia - Servidor Offline


Recebemos a visita de um técnico do Clickideia para realizar a instalação do servidor offline, conforme previamente agendado por telefone e informado pela CETEC, no Ofício 008/2010 CETECCAP. A partir de hoje nossos alunos poderão acessar aqui na escola o conteúdo do portal independente da conexão com a internet. O servidor funciona da seguinte maneira: toda atualização no portal é automaticamente gravada no servidor ao longo do dia. Quando os alunos acessarem o portal a partir dos computadores do laboratório de informática a conexão é testada. Se estiver ok o acesso é realizado via internet. Caso a conexão esteja desabilitada por qualquer motivo os conteúdos previamente gravados no servidor são disponibilizados para os alunos.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Capacitação Docente: Criação de Blogs



A coordenadora da área de Informática profª Raquel ministrou para nossos professores uma capacitação muito interessante: criação e manutenção de blogs. A capacitação foi oferecida em dois horários: manhã e noite. Atualmente o blog é uma ferramenta importantíssima para o resgistro e disponibilização de informação e pode ser usada como instrumento pedagógico pelo professor para facilitar o acesso aos alunos de conteúdo, trabalhos, refêrencias e demais informações que podem enriquecer o processo de ensino aprendizagem. Esperamos que todos tirem o máximo proveito da capacitação e utilizem todo o potencial que o blog oferece para aprendizagem.


sexta-feira, 2 de julho de 2010

Festa Junina 2010





Nesta última sexta feira letiva do 1º semestre foi realizada em parceria com o Grêmio Estudantil e 3º módulo de Administração (coordenado como projeto pelo professor Carlos Henrique Lopes) a edição 2010 da Festa Junina da Etec - Caipiretec. Aberta à comunidade nossa escola ficou lotada por alunos, professores, familiares e demais visitantes. Desta vez foram dois ambientes: barracas e show musical no páteo e apresentação de quadrilha na quadra. Não tenho o número estimado de pessoas, só a impressão que quase não cabia mais gente. A festa foi um sucesso. Muita comida típica, fogueira e diversão. A apresentação da quadrilha merece destaque. Nota 10 para todos que organizaram e colaboraram.





quinta-feira, 1 de julho de 2010

Projeto Guri

O Projeto Guri, cuja missão é promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes, por meio do ensino musical, realizou nesta data uma audição de encerramento das atividades do 1º Semestre. No polo ipaussu aproximadamente 70 crianças e adolecentes de 8 a 18 anos participam do projeto dentro das categorias de percurssão, violão e canto coral. A Secretaria da Educação por meio da prefeitura municipal é a responsável pelo projeto coordenado em Ipaussu por Dora Maistro