terça-feira, 30 de novembro de 2010

Resultado do Observatório 2010

Foi excelente o resultado do observatório. Aumentamos significativamente o resultado em todos os blocos. Houve um pequeno decréscimo no bloco IV de 1,4%. Como medidas para esse único item estão a melhoria na recepção de novos docentes e funcionários e um maior controle de ausências de docentes em reuniões. Confira abaixo a evolução do observatório:




O resultado Observatório 2010 da nossa escola ficou assim:


onde:

Bloco I - Gestão Pedagógica
Bloco II - Gestão do Espaço Físico
Bloco III - Gestão Participativa
Bloco IV - Gestão de Pessoas
Bloco V - Gestão de Documentos
Bloco VI - Gestão de Parcerias
Bloco VII - Gestão de Serviços de Apoio

A auto avaliação das práticas escolares é de grande valia para que possamos melhorar ou continuar o trabalho que vem sendo realizado nesta UE.
O processo transcorreu sem grandes dificuldades. Sabemos que quanto mais efetivo o trabalho do conselho de escola, mais benefícios traz para toda comunidade escolar.
Em relação aos observadores, eles demostraram toda a seriedade do trabalho sob suas responsabilidades nos avaliando e nos indicando sugestões para melhoria da nossa escola.

Pontos Positivos:
A escola incorporou o sistema de avaliação do Observatório Escolar de forma a organizar os temas do observatório escolar já no planejamento. A Unidade Escolar apresentou-se muito bem organizada em sua Gestão Acadêmica e Administrativa, atendendo aos diversos aspectos de documentação e procedimentos verificados pelo Observatório;
O ensino medio da unidade está muito bem avaliado pela comunidade de forma a ser concorrido em relação às outras escolas do município de Ipaussu.

Práticas Destacadas:
Blog organizado pelo diretor e professores para socializar as atividades da unidade, permitindo visibilidade e gerenciamento do processo educacional .
O projeto com os idosos demosntrou o envolvimento de toda comunidade escolar, aproximando o aluno da realidade, permitindo a vivencia de situações diferenciadas, qualificando-o para o mercado de trabalho.

Oportunidades de Melhoria:
• O blog da unidade escolar esta funcionando muito bem, como indicador sugerimos que haja um controle de acesso para posterior reflexão e avaliação desta ferramenta e, servir como indicador do processo .
• Sugerimos que o blog seja organizado por área – incluindo o ensino médio
• Quanto a gestão do espaço físico sugerimos a escola articular a construção junto ao Centro Paula Souza o laboratório de físico-química e biológica como ferramenta pedagógica e melhoria no ensino aprendizagem
• Implantar o projeto de gestão do lixo escolar articulado com o projeto da prefeitura municipal
• Tornar rotina a pauta nos convites elaborados
• Aprimorar ferramenta de gestão de projeto – facilitar o acompanhamento dos mesmos de forma mensal
• Criar uma ferramenta para que a comunidade possa registrar reclamações, criticas e sugestões e, comunicando as providencias que a unidade direcionou
• Criar um questionário de apresentação para recepção de novos docentes e funcionários
• As diretorias de serviços – acadêmica e administrativa – deverão criar indicadores de desempenho como sinalizadores em processo diagnósticos e de planejamento
• A escola criar o hábito de convidar todos os parceiros nas ações em geral da unidade
• Organizar planilha para controle do serviço terceirizado
• Articular uma equipe responsável por procedimentos de segurança e prevenção de acidentes.

Considerações Finais:
Contamos com a presença da equipe escolar ( direção , professores, coordenadores , funcionários e alunos) no dia da vista.
Constatamos que a equipe escolar demonstrou receptividade aos avaliadores, sendo prestativa e pacienciosa nas analises dos indicadores do observatório escolar
Percebe-se que houve organização e empenho dos coordenadores e gestores nas atividades recomendadas pelo Observatório anterior, como forma de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem, o que foi evidenciado pelo desempenho dos temas abordados . Consideramos de suma importância que a escola articule junto ao Centro Paula Souza o laboratório de ciências físicas e biológicas
Os cursos em funcionamento apresentaram razoável evasão neste ano devido a mudança de perfil dos alunos e oferta de cursos técnicos ao redor do município;

Finalmente, analisando os resultados finais do OE 2010, concluímos que a Unidade apresentou avanços significativos na maioria dos blocos, comparados ao ano anterior.

Observadores responsáveis pelo parecer:
Paulo Eduardo Teixeira
Regina Fatima Ferlini Teixeira

Destaques do Ensino Médio 2010




Foram entregues aos alunos do Ensino Médio os certificados de participação da Olimpiada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) onde 14 alunos foram classificados na 1ª fase. Na sequência foram entregues os certificados de participação na Olimpíada de Atualidades e Olimpíada Brasileira de Astronáutica e Astronomia. Em destaque parabenizamos os alunos Izabela Ap.Felisberto (3ºA) e Renan Carlos Silvério(1ºB) que foram classificados para a fase final do Projeto Jovens Embaixadores e os alunos Vitor Bertozzi da Silva (1ºA) e Lucas Fernando Frati Malagoli (2ºA) que receberam respectivamente medalhas de prata e bronze se destacando a nivel nacional nas Olimpíada Brasileira de Astronáutica e Astronomia.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Homenagem da prefeitura: Projeto Ação e Cidadania


Na última quarta-feira 24, o Prefeito Luizão e a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Braz, estiveram no auditório da ETEC Prof. Pedro Leme Brisolla Sobrinho, certificando os alunos do 3º Ano do Ensino Médio, pelo mérito de voluntários no Projeto Ação e Cidadania realizado no ano de 2009.

Uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social de Ipaussu e a Escola Técnica Estadual (Etec) rendeu o 8º lugar no prêmio “Rosani Cunha” de Desenvolvimento Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O projeto, intitulado “Ação e Cidadania”, foi dividido em três fases. Primeiramente os alunos da Etec percorreram os bairros da cidade e analisaram os aspectos sociais das famílias. Os professores Carlos Henrique Lopes e Juliana Ripoli Rodrigues, fizeram a tabulação dos dados e das sugestões apresentadas pelos moradores em relação aos serviços de assistência social. A segunda etapa compreendeu o desenvolvimento de projetos de geração de renda oferecidos pela Secretaria de Assistência Social, com base nas informações das famílias ouvidas. A terceira fase, que ainda permanece, é o acompanhamento que a Secretaria de Assistência Social realiza com as famílias participantes dos projetos.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Projeto EM Entrega Doações para Rede do Cancer


Dando continuidade às ações de cidadania propostas pelo Projeto Semeando o Bem coordenado pela Profª Adriana Viciole e alunos do Ensino Médio foram entregues hoje à Rede do Cancer de Ipaussu os alimentos arrecadados junto à comunidade pelos alunos.

domingo, 21 de novembro de 2010

Vestibulinho 1º Sem 2011 - Dia do Exame

Mais um exame vestibulinho realizado sem surpresas. Todos os procedimentos transcorreram conforme o previsto. Tirando a correria do início dos trabalhos (reunião dos fiscais, preparo das salas, abertura dos portões e encaminhamento de todos candidatos) o resto da tarde foi tranquilo. Como de costume no início do ano devido ao maior numero de candidatos foram alocados dois prédios: Etec e Júlio Mastrodomenico. Nossos agradecimentos a direção do Júlio e aos ficais e demais envolvidos no processo pelo sucesso da empreita.

sábado, 20 de novembro de 2010

Reunião Pedagógica Novembro 2010


Última reunião pedagógica do ano enfatizamos junto aos professores a importância da recuperação paralela e da utilização de instrumentos de avaliação diferenciados. Foram analisadas os diversos perfis de alunos quanto ao desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes e a importância da busca da qualidade e do renome da instituição como diferencial na nossa escola.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Saresp 2010 - Aplicação

E pela segunda vez nossos alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio participaram do Saresp. No dia 17/11 foram realizadas as provas de matemática e português e no dia 18/11 a redação (artigo de opinião). Obtivemos praticamente 100% de participação dos alunos das nossas três salas de 3º Ensino Médio.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Projeto Semeando o Bem: Campanha Natal Solidário


Dentro do Projeto de Filosofia e Sociologia "Semeando o Bem" envolvendo os alunos do 1ºA EM sob a coordenação da professora Adriana Vicioli teve inicio hoje as ações de arrecadação de brinquedos para doação a crianças carentes da cidade de Ipaussu - Natal Solidário. O projeto tem como principal objetivo despertar no jovem a sensibilidade em ajudar o próximo, sem pretensão de receber algo em troca, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Propostas para Coordenação 2011

Ficaram assim as propostas para as coordenações 2011:

Informática: houve um consenso dos professores e uma proposta única será elaborada pela profª Luciana Sanches Carlomagno.


Nutrição: Também houve consenso dos professores e uma proposta única será elaborada pela profª Luciana Luiggi.


Gestão: Temos 3 propostas: da atual coordenadora da área profª Márcia Cristina Cordeiro T.da Silva, do profº Carlos Henrique Lopes e do profº Eder Pazini de Andrade.


Ensino Médio: 2 propostas: da atual coordenadora da área profª Tânia Janaina Borda Landi e da profª Patrícia Rose Gomes de Melo Viol.


Pedagógico: 3 propostas: da atual coordenadora profª Janice Zilio Martins Pedroso, da profª Márcia Cristina Cordeiro T.da Silva e da profª Patrícia Rose Gomes de Melo Viol.


Todas as propostas foram enviadas via e-mail para consulta dos professores que terão até a primeira semana de dezembro para analisa-las e fazer as indicações.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Docentes Visitam a FETESP 2010


No dia 11 de novembro estiveram em São Paulo visitando a FETESP 2010 – Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, os professores Cássio R. Camiloti Figueira, Márcia Toledo e Michele Nunes, onde participaram também da Capacitação Estudo do Meio e Observação no Parque da Juventude.

domingo, 7 de novembro de 2010

Aplicação do ENEM 2010 em Nossa Escola

Novamente o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi realizado no prédio da Etec para os estudantes que optaram por realiza-lo na cidade de Ipaussu. Foram aproximadamente 440 inscritos que realizaram as provas de Ciências Humanas e da Natureza e suas Tecnologias no sábado (06) e de Redação, de Linguagens, Códigos e de Matemática e suas Tecnologias no domingo (07). Novamente uma polêmica surgiu referente a troca de cabeçalhos das provas amarelas, porém segundo as últimas notícias o processo continuará válido sem alterações. Parabéns à Inês Garcia Barbieri, responsável pela aplicação do exame em Ipaussu e à Eline que coordenou os trabalhos no prédio.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Laboratórios de Informática: Novos Quadros de Vidro


Mais uma melhoria para os laboratórios de informática: foram substituidos os quadros brancos convencionais utilizados como lousas por placas de vidro. O vidro possibilita uma limpeza mais rápida e não sofre o desgaste dos antigos quadros que já estavam manchados e dificultavam o trabalho dos professsores.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

SAI 2010 - Início da 2ª Etapa: Respostas dos Questionários


Se inicia hoje a segunda etapa da processo WEB SAI. O prazo para cadastro de alunos, professores e funcionários foi prorrogado até 10/11 mas os questionários podem ser respondidos a partir de hoje até o dia 30/11. Como essa é a primeira execução do SAI no seu novo formato WEB ficamos na expectativa para verificar o resultado. Com referencia ao cadastro tivemos mais trabalho em cadastrar alunos, tendo que alocar nossos laboratórios durante o horário de aula para que pudessemos atingir os números alcançados. Conforme o fechamento do sistema tivemos 85% dos cadastros realizados.
Agora convocamos professores alunos e funcionários para segunda etapa e aguardamos pelo resultado.