terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Reunião de Final de Ano e Almoço de Confraternização 2010

Realizamos hoje de manhã a Reunião de Final de Ano onde fizemos um balanço dos trabalhos deste ano e levantamos informações e metas de trabalho para o próximo. Após a reunião docentes, funcionários e familiares comemoraram o final do ano letivo em um almoço de confraternização no páteo da escola. Desta vez nos lembramos de registrar com mais fotos o evento e como foi realizado na própria escola tive a impressão de que houve mais integração entre todos os participantes. Destaco aqui o trabalho da Profª Janice Martins, coordenadora pedagógica e dos demais coordeenadores de área pela organização da reunião, montagem das fotos de 2010 e pela linda lembrança que foi distribuida. A todos que marcaram presença e também aos que não puderam comparecer votos de boas festas, férias e um feliz final e início de ano. Um novo ano excelente para todos nós.


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Encerramento das Atividades Docentes 2010: Conselho Final e Atribuição de Aulas

Encerrando as atividades docentes de 2010 tivemos o Conselho Final do Ensino Médio e Ensino Técnico neste dia 17/12 e uma novidade: atribuição das aulas para 2011 agora, antes do recesso no dia 20/12. Os conselhos finais foram muito tranquilos e receberam parabenizações da Secretaria Acadêmica pela organização e execução. Já a atribuição que a partir desse ano será realizada sempre antes do recesso escolar foi mais agitada, mas realizada de uma maneira totalmente transparente e com a participação de todos os professores como sempre fizemos. Agora durante os próximos dias estaremos contatando professores para as aulas remanescentes e já pensando nos horários para o próximo ano. A todos os professores um bom e merecido descanso. Aproveitem o recesso.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Formatura 2º Semestre 2010: Médio e Técnico





Com grande orgulho e satisfação realizamos hoje a cerimônia de Formatura e Colação de Grau das turmas dos 3ºs anos do Ensino Médio de 2010 e dos concluintes dos cursos de Informática, Administração e Nutrição deste 2º semestre. Pela primeira vez foram realizadas duas formaturas no mesmo dia em sequencia: primeiro as três salas do ensino médio e em seguida as turmas do técnico. O objetivo foi proporcinar uma cerimônia confortável para os convidados (conforme a capacidade do nosso auditório) e a conclusão total dos ciclos ainda este ano. Como o sucesso do evento e a organização precisa esse formato deverá ser adotado para os próximos anos. Destaco aqui a emocionante homenagem realizada pelos alunos do 3ºA Ensino Médio e professores à colega Mariana de Manduri que nos deixou essa semana após muitos meses de luta contra leucemia. Sua mãe a Sra. Aparecida Luiz Soares de Oliveira recebeu seu certificado de conclusão deixando marcado no coração de todos a presença e a mensagem de coragem e fé de Mariana.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Capacitação sobre Drogas e Entorpecentes


Nossa escola teve o prazer de receber a visita do Dr.Renato Mardegan, Delegado de Polícia de Santa Cruz do Rio Pardo, que respondeu ao convite para ministrar uma palestra sobre as características, utilização e efeitos de drogas e entorpecentes para professores e funcionários. O conteúdo foi muito proveitoso e elogiado pelos participantes, uma vez que muitas dúvidas foram esclarecidas e poderão ser de grande valor em possíveis situações do dia a dia da escola. Além do fato do Dr.Renato ser um excelente palestrante e enriquecer a apresentação com hitórias curiosas e divertidas. Nossos agradecimentos e esperamos mais oportunidades de novas capacitações.

Encerramento das Aulas do Técnico e Médio: Último Dia Letivo do 2º Semestre de 2010

Encerramos as aulas do 2º Semestre de 2010. Votos de sucesso para as turmas do Ensino Médio e Técnicos que encerram os terceiros módulos:

3º A Ensino Médio

3º B Ensino Médio

3º C Ensino Médio

3º A Informática

3º A Administraçao

3º A Nutrição

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Capacitações Docentes

Aproveitando o encerramento das atividades docentes realizamos neste final de mês várias capacitações para docentes e funcionários. Infelizmente não pude participar delas pois estava em SP em compromissos junto ao Centro. Todas foram muito elogiadas e obtiveram uma boa participação:

09/12/2010 - Correspondências Oficiais - Profª Janaina Borda


13/12/2010 - Excel Básico - Profª Luciana Carlomagno


14/12/2010 - Construção de Tabelas no Word - Profª Luciana Carlomagno


14/12/2010 - Danças Circulares Sagradas - Profª Amabile F.Borda


15/12/2010 - Photoshop - Profª Raquel Fonseca

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Resultado da Consulta Docente para Coordenação 2011

Foi apurada hoje a consulta aos docentes referente às propostas para coordenções pedagógica e de áreas para 2011. A comissão de apuração e contagem foi formada pelos professores Luciano Souza, Luciana Carlomagno e Michele Ferreira. Ao final as propostas que receberam o maior número de indicações foram:

- Coordenação Pedagógica: Profª Janice Zilio Martins Pedroso
- Área de Gestão e Negócios: Profª Márcia Cristina C. T. da Silva
- Ensino Médio: Profª Tânia Janaina Borda Landi

As demais áreas tiveram uma proposta única conforme já postado aqui no blog:

- Área de Nutrição e Dietética: Profª Luciana Luiggi
- Área de Informática: Profª Luciana Sanches Carlomagno

Meus parabéns a todos os participantes. Agora novamente é o momento que todos devemos iniciar a preparação para o próximo ano sempre tendo como objetivo o sucesso na superação das metas propostas e o espírito de união, única maneira para que possamos alcançar a qualidade necessária para que cada área e a escola como um todo se destaque cada vez mais.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Apresentação do Projeto Semeando o Bem


Foi realmente maravilhoso o evento de encerramento do Projeto Semeando o Bem dos alunos do Ensino Médio. Devo dizer que em todos esses anos que trabalho aqui na Etec Ipaussu nunca houve um encerramento das atividades letivas tão emocionante e envolvente. As professoras Adriana e Leandra merecem os parabéns de todos pela sua sensibilidade e dedicação trazendo através de um elaborado trabalho junto aos alunos uma mensagem de bondade e otimismo tão importante para nossa escola. As cartas anônimas enviadas aos professores e coordenadores com textos e mensagens primorosas causou um efeito muito bom para todos e um clima melhor para a escola. Sou muito grato pela mensagem que me enviaram e pude comprovar por mim mesmo o quão bem faz uma nota positiva qundo as vezes nos encontramos no meio de tantas queixas e reclamações. Falo por mim e por muitos professores que expressaram sua gratidão em receber as mensagens. Deixo na sequencia o texto da professora Adriana sobre o projeto:

A manhã do dia sete de dezembro, foi especial na ETEC Prof. Pedro Leme Brisolla Sobrinho, na cidade de Ipaussu, com a apresentação das ações desenvolvidas no projeto de Filosofia/Sociologia “Semeando o Bem.” O evento contou com um público muito especial: comunidade escolar, familiares dos alunos, crianças/funcionários da Fundação Ferraz Egreja e voluntárias da Rede do Combate ao câncer. Para a finalização do projeto foram realizadas várias atrações: a peça teatral “Em busca de um mundo melhor”, discurso sobre alguns líderes pacifistas que contribuiram com a Paz na sociedade, apresentação do vídeo sobre as ações do Bem realizadas pelos alunos e professores da escola, a musica Eu vou (África), de Fernanda Brum, na versão adaptada/ interpretada pelas alunas Amanda Feliciano e Pamela Quintino, acompanhada de uma coreografia, envolvendo os demais do 1º A, que entraram segurando uma placa com a palavra PAZ no idioma do país que estavam representando, e um final surpreendente: a revelação da autora das cartas enviadas a cada classe da escola e a cada professor, nas quais evidenciava o que cada grupo ou indivíduo tem de melhor.

O principal objetivo do projeto, desenvolvido pela professora Adriana Vicioli, com a colaboração da equipe docente, em especial da professora de história, Leandra Coutinho, é despertar no jovem a sensibilidade em ajudar o próximo, sem pretensão de receber algo em troca, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações, e contribuir para uma sociedade de pessoas mais justas, estimuladas, engajadas, solidárias e comprometidas com a Paz.

Durante o segundo semestre, praticou-se diversas ações, abarcando não somente o 1º A do Ensino Médio - sala diretamente envolvida, mas toda a escola e comunidade local. Sempre trabalhando em equipe, cada grupo realizou uma ação do Bem, sob a coordenação de um professor escolhido/convidado por eles. Foram arrecadados alimentos não perecíveis, doados à Rede do Combate ao Câncer (profª Luciana Luiggi); limpeza coletiva na orla do Lago Municipal, em frente à nossa escola (profª Amábile), visitas à EMEI Daise da Silva Guidio de Mello (prof. Eder Pazini e profª Niomar), Campanha de Arrecadação de Binquedos e Doação à Fundação Ferraz Egreja (profª Adriana) na cidade de Ipaussu e ações praticadas em prol do bom relacionamento interpessoal da escola, implicando relações professor/professor, professor/aluno e aluno/aluno (profª Leandra).

A profª Adriana afirma que está satisfeita com o resultado alcançado, uma vez que sua intenção foi ensinar algo que não se aprende nos livros didáticos, que pudesse envolver e engajar seus alunos nas questões sociais , motivando-os a desenvolver ações solidárias, e despertar o desejo de ajudar, partindo do que cada um sabe fazer bem, podendo assim fazer o bem a alguém. Também ressalta que já pode observar boas mudanças no ambiente de trabalho, em especial nas relações interpessoais entre a equipe. É tempo de semear, é tempo de Pazear!

Elaboração: Adriana Bordinhão Vicioli
Professora de língua portuguesa da ETEC de Ipaussu


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Projeto do Ensino Médio Realiza Doação de Brinquedos


Em mais uma ação proposta pelo Projeto Semeando o Bem coordenado pela Profª Adriana Viciole e alunos do Ensino Médio foram entregues às crianças da Fundação Ferraz Egreja brinquedos arrecadados junto à comunidade pelos alunos.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PDDE 2010: Investimentos para o Ensino Médio

Pelo segundo ano nossa escola recebeu uma verba para aplicação em melhorias para o ensino médio do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola). O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse. Este ano a verba foi utilizada na instalação de cortinas especiais (blackout) no auditório da escola para utilização dos equipamentos multimídia que era prejudicada nos períodos da manhã e tarde devido à claridade e na aquisição de uma impressora e um HD externo para utilização da coordenação de área e alunos. Destaco aqui novamente o trabalho da profª Luciana Carlomagno que viabilizou a utilização da verba cuidando de toda a parte burocrática e gerenciando todo o processo.

SAI 2010 - Final do Processo


O dia 30 de Novembro ficou estabelecido como prazo final para responder os questionários on line do processo WEB SAI. Houve uma prorrogação desse prazo final para o dia 07 de Dezembro. Portanto se você ainda não respondeu seu questionário pode faze-lo até essa data. Nossa escola teve 100% dos questionários de funcionários, professores e pais de alunos respondidos. Porém dos alunos obtivemos a participação de 62% do Ensino Médio e 71% do Ensino Técnico. No total geral 70% dos questionários foram respondidos, obtendo sinal verde do sistema. Agora é só aguardar o resultado que provavelmente será divulgado somente no início do ano que vem.