sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Observatório 2011 - Dia da Visita

Foi realizada hoje a visita das reponsáveis pelo Observatório 2011 as professoras Eliana Valencise Hidalgo Esteves - Diretora da ETEC Monsenhor Antonio Magliano de Garça e Maria Angela Piovezan Ferreira - Coordenadora  de Projetos da Supervisão de Bauru e minha amiga dos tempos de coordenação da área de Informática. Foi uma reunião muito agradável e tranquila coordenada pela responsável a DRSA Viviane Borda, onde os membros do Conselho de Escola, coordenadores e colaboradores analisaram as evidências das ações previstas pelo Observatório. Ao final da reunião muita informação nova e orientações que, com certeza, estarão melhorando cada vez mais nosso trabalho na escola. Agradecemos de coração a atenção e as orientações das supervisoras e a participação e colaboração de todos os envolvidos.

Eventos Abertos em Setembro

02/09 - Treinamento da Federação de Hospitais do Estado de São Paulo - Santa Casa de Ipaussu

06/09 - Reunião do CRAS - Adolescentes do Programa Ação Jovem
09/09 - Exibição de Filme - Famílias do Programa Ação Jovem
19/09 - Noite Cultural - Prefeitura Municipal - Apresentação de projetos das escolas estaduais
21/09 - Entrega de Certificados - Curso de Pintura - Programa Emprega São Paulo
29/09 - Programa Renda Cidadã
30/09 - Programa Renda Cidadã

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Vestibulinho 1º Sem 2012: Abertura das Inscrições

Inciaram-se nesta data as inscrições para o Vestibulinho 1º Semestre 2012 em todas as unidades do Centro Paula Souza. Aqui na Etec Ipaussu estaremos abrindo as seguintes turmas:

- Ensino Médio (manhã) - 80 vagas
- Informática Integrado ao Ensino Médio (integral) - 40 vagas
- Informática (tarde) - 40 vagas
- Nutrição e Dietética (tarde) - 40 vagas
- Administração (tarde) - 40 vagas
- Administração (noite) - 40 vagas
- Logística (noite) - 40 vagas

A grande novidade para o próximo ano é a volta do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) que é atualmente uma tendência do Centro Paula Souza. Em 2012 continuaremos com duas turmas de Ensino Médio tradicional e uma de Informática Integrada ao Médio. Essa modalidade de curso era oferecida até o final dos anos 90 quando houve a separação dos cursos mantendo apenas Ensino Médio no período da manhã e cursos técnicos de 3 semestres nos períodos da tarde e noite. Atualmente as três modalidades de cursos podem ser oferecidas pelas unidades do Centro (Ensino Médio, Ensino Técnico e Técnico Integrado ao Médio).
As incrições devem ser feitas pelo site http://www.vestibulinhoetec.com.br/ até as 15 horas do dia 18/10. Após selecionar a unidade e o curso, o candidato entra com seus dados e deve imprimir um boleto bancário no valor de R$ 25,00 (taxa de inscrição) que deverá ser pago até o dia 18. Atenção: somente após o pagamento da taxa será efetivada sua inscrição. Dicas importantes: não deixe para fazer na inscrição nos últimos dias. O site pode ficar congestionado e travar. Certifique-se de possuir um dos documentos com foto (RG, carteira de trabalho) para trazer no dia da prova ou não será permitida sua entrada no prédio. Caso faça a opção pelo item Escolaridade Publica certifique-se de possuir comprovante de Ensino Fundamental (5ª à 8ª série) em escola pública ou não poderá realizar a matrícula e leia atentamente todo o manual do candidato que está disponível no site do vestibulinho. Qualquer dúvida ligue para escola - (14) 3344-1506 ou acesse o Blog do Vestibulinho

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Progressão Funcional: Entrega de Documentos

Inicia-se hoje o prazo para entrega de documentos para a comissão responsável pelo processo de evolução funcional: de 26/09 à 16/10. Quaisquer dúvidas entrar em contato com a Diretoria de Serviços ou com os membros da comissão: Eder Batista, Janice, Luciana Carlomagno ou Ana Paula.

Próximas etapas do processo:
- Auto avaliação (via internet): de 31/10 a 18/11
- Avaliação individual (via internet): 19/11 (sábado)
- Prazo para análise dos resultados (pelo Centro): 21/11 a 05/12
- Publicação dos resultados (em D.O.): 06/12

Palestra CRN3 2011

Foi realizada hoje mais uma palestra do Conselho Regional de Nutrição para os alunos do curso de Nutrição Dietética pela nutricionista fiscal Vivian Miziara de Assis Cassetari da cidade de Bauru. A palestra é um item obrigatório para que o futuro técnico possa retirar sua carteira profissional do CRN.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Reunião Supervisão: Progressão Parcial e Recuperação

Os coordenadores das áreas técnicas, Carlos Henrique Lopes, Luciana Sanches Carlomagno, Luciana Luiggi, do Ensino Médio Janaina Borda e a Coordenadora Pedagógica Janice Zilio Martins participaram hoje de mais uma reunião e capacitação da Supervisão de Ensino em Bauru SP sobre o tema Progressão Parcial e Recuperação Paralela e Contínua. Segundo os coordenadores muitas informações importantes foram passadas para melhoria dos trabalhos pedagógicos e deverão estar sendo utilizadas já ao longo do semestre corrente.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Supervisão: Capacitação Vagas Remanescentes

Nossa coordenadora eedagógica Profª Janice participou hoje da capacitação sobre processo de avaliação de competências laborais para preenchimento de vagas remanescentes, organizada pela supervisão de Bauru para os diretores e coordenadores pedagógicos da região. Foram discutidos os procedimentos do processo de avaliação que as Etecs deverão fazer para o preenchimento das vagas remanescentes à partir do segundo módulo dos cursos técnicos. Segundo a professora Sueli Aparecida Tezoto Figueiroa da Cetec, a competência se evidencia à partir de uma situação e avaliar é dar valor aquilo que o aluno sabe fazer. Então devemos aproveitar as experiências e competências da vida profissional daqueles que estão no mercado de trabalho avaliá-los para que eles possam concluir um curso técnico.

APM Realiza o 1º Pizzetec

Com a finalidade de arrecadar fundos para APM da nossa escola foi concluido hoje o 1º Pizzetec. Como todos sabem após o fechamento da empresa de segurança Buzzati que prestava serviços de vigilância no prédio da escola e era contratada pelo Centro Paula Souza, a APM teve que arcar com os custos desse serviço por mais de dois meses até que uma nova empresa, a Lógica, fosse contratada pelo Centro. Isso comprometeu os recursos financeiro da APM e no início do semestre em reunião foram levantadas idéias para arrecadação de dinheiro. O Pizzetec é a primeira a ser colocada em prática, colocando à venda para comunidade pizzas com encomenda prévia e que foram entregues hoje nos três períodos. Mais de 200 pizzas foram vendidas e o resultado foi positivo. Novos eventos deverão ser realizados e talvez novas edições do Pizzatec que talvez se torne semestral.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ensino Médio Visita Duke Energy

Nos dias 24/08 e 14/09 as 3 turmas dos terceiros anos do Ensino Médio visitaram as instalações da Duke Energy em Chavantes. A visita faz parte da programação do projeto de Ações de Defesa do Meio Ambiente, organizado pelos professores José Guilherme, Luciana Luiggi e Reinaldo Selani. Os alunos puderam acompanhar os trabalhos realizados para geração de energia e os projetos da empresa na área de proteção do meio ambiente.

Resultado do Enem 2010

Saiu publicado o resultado do Enem 2010:  a Etec Ipaussu ficou com  nota geral de 578,12. Mais uma vez acima da média nacional que foi de 511,21 e mantendo seu destaque regional. Parabéns aos alunos e professores pelo resultado.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Gestão Visita FASC

Alunos de diversos módulos das turmas de Gestão realizaram com a profª Vera Romani visita à FASC - Faculdade de Administração de Santa Cruz - em Santa Cruz do Rio Pardo para acompanhar apresentações de trabalhos de turmas concluintes e palestras.

Giovana Maira - Apresentação Especial no Projeto do Ensino Médio

Alunos do 2º ano “C” do ensino médio, da ETEC de Ipaussu, sob a coordenação do professor Carlinhos, proporcionaram na manhã de hoje, uma emocionante palestra e apresentação musical com a cantora e compositora, Giovanna Maira, que tem 24 anos, perdeu a visão com um ano de idade. Os médicos aconselharam a moça a estudar música. Com três anos, começou a estudar piano; aos cinco, teclado; aos dez, iniciou com canto popular; aos doze, entrou para o conservatório Vilas Boas e aos 16, começou a estudar canto lírico. Hoje, faz parte de um grupo especializado em casamentos e eventos sociais e ministra palestra em empresas sobre a inserção de deficientes no mercado de trabalho. “Cantar significa usar o dom que Deus me deu para transformar a vida das pessoas, levarem energia positiva”, diz Giovanna. “Sonho em ser uma boa cantora lírica, competente e de qualidade”, completa Giovanna. A moça enxerga o mundo com o coração, sentindo o que está dentro das pessoas e assim chega à essência das pessoas. "O objetivo de trazer a Giovanna Maira, foi fazer com que os alunos vivenciassem as superações que a vida nos proporciona, pois através das aulas Projeto de Produções Artísticas, que está incluindo no Grade do Curso, oferecendo cultura, o lazer e a inserção social na comunidade. Na oportunidade os alunos puderam apresentar um pouco do que aprendem em sala e homenagear Giovanna Maira." relata professor Carlinhos.

Imagens da apresentação de Giovana no auditório da Etec foram ao ar em uma reportagem que a TV Tem exibiu sobre a cantora no jornal regional.


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Teatro EM - Africanidades

As turmas de 1º e 2º anos sob orientação da Profª Maria Ricardo, apresentaram no auditório da ETEC Professor Pedro Leme Brisolla Sobrinho- Ipaussu, o fechamento dos estudos de Geografia: “A Ocupação do Espaço Brasileiro – 1º Ano e, “Formação da Sociedade Brasileira”- 2º Ano.


A apresentação foi muito elogiada por todos os presentes e os resultados muito positivos segundo a Profª Maria Ricardo:

"Os estudos tiveram uma abordagem pedagógica e enfoque às questões étnico-culturais, considerando que nossa escola abraça a pluralidade cultural, valorizando esse espaço de diversidade e convivendo com as diferenças. Parafraseando Luiz Carlos de Menezes, Físico é Educador da USP, “aquele que reconhece o valor de alguém pelas batalhas que enfrenta, e não pelo que aparenta, jamais será preconceituoso”. E minha reflexão é a de que, uma educação anti-racista pressupõe conhecimento e convívio. Em 2006 fui privilegiada com um Curso de Extensão Universitária – “Educação Africanidades Brasil” – pela Universidade de Brasília – 120 horas, que me capacitou a ensinar o tema a partir de uma abordagem positiva e que a questão racial é assunto de todos. Ademais, temos Leis que instituem a valorização da África como nossa raiz étnico-cultural, bem como outras etnias que contribuíram para a formação de nossa sociedade, como a indígena, por exemplo. Somos conscientes de que é uma obrigação dos profissionais da educação, conhecerem e aplicarem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que orientam a promoção da igualdade em um dos temas transversais, “Pluralidade Cultural”. Somando-se aos Parâmetros Curriculares, a Lei nº 10.639/2003 obriga escolas de todos os níveis de ensino e da rede privada e particular a incluirem no currículo escolar temas relacionados à história da África e da população afro-brasileira. Essa lei tem influenciado as práticas do Ensino Médio, onde predominam adolescentes e jovens. Considerando todos esses aspectos, durante o mês de agosto, os alunos reuniram-se em grupos de estudos de acordo com suas aptidões para organização das apresentações que incluíram peças teatrais intercaladas com danças afro-brasileiras e indígenas. Demonstraram ampla criatividade, habilidade e competência. O trabalho foi muito elogiado por todos que prestigiaram. Em sala de aula, o conteúdo foi desenvolvido através de aula expositiva dialogada, Seminário, debate e leitura do livro “Zumbi” do autor Joel Rufino dos Santos – Editora Moderna. Todos os alunos foram envolvidos, desenvolvendo atividades dentro e fora da sala de aula; muitas vezes com a colaboração dos professores, especialmente da professora Raquel (Projeto) a quem agradeço especialmente, pela parceria e interdisciplinaridade.

Orgulho-me em ser professora de uma escola como a nossa que prima pela democracia participativa e que o respeito e o apreço à liberdade com responsabilidade estão espelhados em nosso Diretor e Coordenadores(as). Tenho a certeza de que mais aprendi do que ensinei; sem contar o ganho maior que é o de convivermos solidariamente e em paz!

Abraço à todos, obrigada por tudo! (Professora Maria Ricardo)"





Administração Participa de Workshop de Fotografias 3D

O fotográfo Marco Antonio Pareja de Cerqueira Cesar ministrou hoje workshop sobre fotografia 3D para os alunos do 3º Administração da Tarde. Essa capacitação será utilizada pelos alunos na montagem do projeto Cinema 3D para a 2ª FACUCI - Feira Tecnológica. Marco Antonio já expôs seus trabalhos nas cidades da região e internacionalmente em Bogotá na Colômbia. Neste workshop os alunos aprenderam as técnicas para que eles mesmos produzam as fotos que serão expostas no seu projeto. Na parte teórica foi estudada a origem e a história da tecnologia 3D e na prática as técnicas de fotografia, montagem, operação de sofware específico e impressão. Foram doados pelo fotográfo óculos 3d para os alunos. O workshop foi supervisionado pela profª Michele da área de Gestão. Convidamos a todos para prestigiarem o resultado do treinamento no projeto a ser exposto na próxima FACUCI.

sábado, 3 de setembro de 2011

Logística e Nutrição Visitam Fazenda do Chocolate


Neste sábado as turmas de Logística e Nutrição foram à Itu SP em visita à Fazenda do Chocolate. A empresa fabrica e distribui chocolate artesanal na região e foi pioneira do turismo rural à mais de 25 anos. A visita teve como objetivo principal fornecer aos alunos uma visão sobre os aspectos operacionais, funcionais e de instalações físicas de uma fábrica de chocolates, conhecendo de perto o processo produtivo do chocolate desde a plantação até o produto final, além de participarem de momentos de recreação. Outro motivo da visita foi a preparação do projeto da turma de Logística para a próxima FACUCI - Feira Tecnológica: A Fantástica Logística do Chocolate. Acompanhados dos professores Carlos Henrique Lopes e Rita de Cássia (da Gestão) e Tânia Carol, Adriana e Luciana (da Nutrição) os alunos passaram um dia de muita diversão e aprendizado. Agradecimentos à Prefeitura Municipal pelo transporte e ao Efe que é coordenador de turismo rural da Fazenda e também professor da Etec de Jundiai. Visite o site da Fazenda do Chocolate

Etec Ipaussu Participa do InterEtecs 2011

Nesse sábado alunos das 2ª e 3 ª série do Ensino Médio da Etec Ipaussu acompanhados da professora Amábile participaram dos jogos Interetecs de voleibol de quadra masculino e feminino em Barra Bonita.
O projeto Interetecs tem como objetivo a integração entre as Escolas Técnicas do Centro Paula Souza e o incentivo à prática de esportes. Essa é sua primeira edição e em nossa região foi sediada este ano pela Etec Comendador João Rays de Barra Bonita.
A integração entre as escolas foi uma experiência inesquecível para todos, foi uma grande confraternização e todos saíram vencedores com a prática de atividades físicas.
Parabéns a equipe e agradecimentos à Prefeitura Municipal pelo transporte dos alunos.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Intercâmbio nos EUA: Nosso Primeiro Bolsista

Evandro com passaporte pronto para os EUA
Nosso aluno formando do 1º Semestre de 2011 da turma do 3º Administração Noite Evandro José de Souza Oliveira estará arrumando as malas para partir para cidade de Chicago no estado de Ilinois representando a Etec Ipaussu em intercâmbio cultural nos Estados Unidos. Evandro é o primeiro aluno da nossa unidade a realizar o programa. Neste domingo (04/09) ele parte de São Paulo com escala em Miami e  estará chegando à Chicago na segunda (05/09). Junto com ele estarão mais 30 alunos de Etecs e Fatecs do Centro Paula Souza orientados por um professor e estarão realizando um curso intensivo de imersão em língua inglesa durante todo o mês de setembro com todas as despesas pagas mais uma bolsa auxílio. Logo no início da semana ele será avaliado e classificado em relação ao nível de domínio do inglês para iniciar as aulas no Kaplan Colege junto à estudantes de vários países. O Centro Paula Souza está muito interessado em dar continuidade e aumentar cada vez mais o programa de intercâmbio internacional e deverá estar dando mais oportunidades para alunos do ensino médio e técnico de todas suas unidades de participar. Estamos muito orgulhosos do Evandro, desejamos todo sucesso em sua viagem e esperamos que ele seja apenas o primeiro de muitos de nossos alunos que estarão tendo essa oportunidade maravilhosa de conhecer uma nova cultura. Parabéns Evandro. Aguardamos suas notícias. Veja noticia no site do CEETEPS.
Evandro (de blusa à esquerda) com seu grupo no momento do embarque

Aprovado Projeto de Lei 043/2011

Repassando comunicado do Centro:

Caros Diretores,

A Assembleia Legislativa aprovou hoje o Projeto de Lei Complementar nº 43, que altera a Lei Complementar nº 1.044/2008 que institui o Plano de Carreira, de Empregos Públicos e dos Salários dos servidores do Centro Paula Souza.
O projeto de lei prevê reajuste salarial de 11% para todos os docentes e servidores administrativos, a partir de 1º/07/2011; reenquadramento dos docentes de I para II, dos assistentes de I para II e dos auxiliares de docentes de I para II, o que significa mais 12% de reajuste além dos 11%, medida que beneficiará 53% dos professores; e equivalência das carreiras dos servidores administrativos com as demais carreiras do funcionalismo paulista de acordo com a Lei Complementar 1080/08, melhoria que se estende a 40% dos administrativos.
Favor repassar a informação para todos os professores e servidores de sua unidade.

Aguardamos agora o estudo das sugestões que estão sendo envidas para o Projeto de Evolução Funcional. Por enquanto está sendo realizado o cadastro dos docentes e funcionários que se encerrará amanhã. Não deixe de realizar seu cadastro.