segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Eventos Abertos em Outubro

10/10 - Teatro Dia das Crianças - Escolas municipais de Ipaussu

14/10 - Reunião Programa Ação Jovem
17/10 - Reunião Programa Renda Cidadã
18/10 - Reunião Programa Renda Cidadã
19/10 - Reunião Programa Renda Cidadã
20/10 - Reunião Programa Renda Cidadã
29/10 - Evento de Comemoração dos 50 anos do Lions Club de Ipaussu

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dia do Funcionário Público 2011

E também neste mês além dos professores rendemos homenagens aos nossos queridos funcionários, sem os quais não teríamos condições de realizar nosso trabalho de educar. Parabéns a todos.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Projetos da Etec Ipaussu na FETEPS




Pela primeira vez nossa escola participou da FETEPS - Feira Tecnológica do Centro Paula Souza em sua 5ª edição com dois projetos da área de Nutrição e Dietética: Okará na Merenda Escolar das alunas Heloiza e Ana Paula formandas do curso no 1º semestre de 2011 orientadas pela professora Adriana e Spa Nutricional das alunas Camila e Kelly também formandas do 1º semestre de 2011 e atuais alunas do ensino médio orientadas pela professora e coordenadora do curso de Nutrição Luciana Luiggi. Segundo as professoras a participação na feira foi muito proveitosa. Foram mais de 20.000 vistantes em três dias de feira o que proporcionou para nossas representantes, além da oportunidade de expor seus trabalhos, o contato e a troca de experiências e informações com participantes de outras escolas, alunos, professores e profissionais. Os projetos foram muito elogiados, atrairam um grande número de interessados e nossas alunas foram convidadas para ministrar palestras sobre os temas na Etec de Osasco. Tivemos a visita da Superintendente Profª Laura Laganá e do Governador Geraldo Alckemim. Parabéns às professoras e alunas pelo trabalho e participação, levando o nome da nossa escola em evidência e esperamos para o próximo ano novos projetos para a nova edição da Feira.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Jogos Amistosos - Interetecs

Realizamos hoje jogos amistosos nas modalidades futebol de salão masculino e feminino e voleibol misto numa integração com a Etec Jacinto de Sá de Ourinhos. Ipaussu compareceu com os terceiros anos do Ensino Médio A, B e C acompanhados da profª Amábile de Educação Física e do profº José Guilherme de Projetos. Resultado dos jogos:

Futsal Masculino:
3ºA EM (03) x (02) Ourinhos
3ºB EM (04) x (06) Ourinhos

Voleibol Misto
1º jogo: Ipaussu vencedor
2º jogo: Ourinhos vencedor

O grande objetivo do evento foi a integração entre os alunos de ambas escolas, onde todos sairam ganhando. 

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Premiação Inscrições do Vestibulinho

Buscando incentivar as inscrições de nossos alunos para os cursos técnicos foi realizado um sorteio de um prêmio (um pen drive de 4 GB) entre os alunos do ensino médio que realizaram inscrições para cursos de ensino técnico. O ganhador foi o aluno Júlio Henrique Thosi do 1º C do ensino médio. Além do sorteio a divulgação dos cursos técnicos e o trabalho de orientação realizado pelos coordenadores das diversas áreas garantiu um número muito satisfatório de inscrições para as próximas turmas de 2012.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Novos Projetos em Parceria

Hoje iniciaram dois novos projetos com alunos do Ensino Médio e Técnico.

Os alunos do Ensino Médio participaram de uma palestra e apresentação da 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que visa a realização de conferências livres nas escolas do município de Ipaussu, para que pudessem discutir sobre a violência de qualquer forma contra crianças e adolescentes. Cada sala irá participar com trabalhos sobre o tema que serão julgados e premiados posteriormente.

Já os alunos do Ensino Técnico participaram de uma palestra sobre Comportamento Humano no Trânsito, proferida pela psicóloga Neusa Maria Sanfelice Nogueira, que está realizando um trabalho de conscientização para segurança no trânsito. Posteriormente as áreas do ensino técnico irão realizar trabalhos sobre o tema que serão expostos tanto na escola quanto na comunidade.

sábado, 22 de outubro de 2011

Via Rápida - Formatura da turma de Ajudante de Cozinha

Foi realizada no auditório da nossa escola a formatura da turma do Programa Via Rápida Para o Emprego. O programa tem como objetivo dar uma capacitação rápida e básica para inserção no mercado de trabalho. Esse ano a Etec Ipaussu trabalhou com uma turma de Ajudante de Cozinha - curso dado pelas nossas professoras da área de Nutrição e Dietética. A formatura teve o apoio da Prefeitura Municipal que colaborou com a comemoração realizada após o evento. Parabéns às formandas. Novas turmas deverão ser abertas no próximo ano.

Aplicação do Enem 2011

Hoje e amanhã (22 e 23 de outubro) estarão sendo realizadas as provas para o Enem 2011. O horário marcado para início do exame é 13h00. Pede-se para os candidatos chegarem aos locais com uma hora de antecedência para evitar atrasos e problemas de última hora. Esse ano a prova não será realizada em nossa escola como nas três últimas edições. Então muita atenção para os locais das provas e desejamos aos nossos alunos do Ensino Médio sucesso no exame.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Reunião de Pais e Mestres

A ultima reunião de Pais e Mestre do ano letivo foi realizada hoje no auditório da Etec, onde pais e responsáveis de alunos foram atendidos pelas Coordenadoras e professores do ensino médio. Todas as orientações foram passadas para essa ultima e importante etapa que é o final do ano. Os alunos que ainda apresentam dificuldades estarão sendo trabalhados na recuperação dos conteúdos necessários.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vestibulinho 1º Sem. 2012 - Encerramento das Inscrições

Encerraram-se hoje as inscrições para o Vestibulinho 1º Semestre 2012. Ao final do processo foram realizadas 537 inscrições para 320 vagas - uma demanda de 1,68 candidato/vaga. Houve um aumento das inscrições em relação ao processo do ano passado e foram fechadas todas as 8 turmas (2 de ensino médio, 1 integrado e 5 de ensino técnico), o que merece destaque no atual panorama das escolas técnicas, em que é comum turmas não serem fechadas por falta de demanda. Destaques para o Ensino Médio (2,61 candidatos-vagas - 209 inscritos), Administração Noite (2,40 candidatos-vaga - 96 inscritos) e para o fechamento das 3 turmas do técnico da tarde (Nutrição, Administração e Informática). Outro fato que merece destaque foi a participação de um número muito maior de pessoas que trabalharam duro na divulgação, uma vez que o desafio de completar 8 turmas era muito grande. Graças ao empenho de todos que visitaram escolas, empresas, comércio, feiras, montaram plantões de atendimento é que obtivemos esse resultado positivo. É esse espírito de equipe e colaboração que faz toda a diferença. Esperamos que nos próximos semestres mais pessoas se unam nesse propósito de fazer uma escola cada vez melhor.

sábado, 15 de outubro de 2011

Dia do Professor 2011

Recebi uma mensagem tão bacana do meu colega Profº Edvaldo Nicolini (diretor da Etec Santa Cruz) que vou publica-la aqui. Faço minhas suas palavras. E parabéns a todos colegas de profissão em mais um Dia do Professor.

Mensagem aos Professores:

Prezados (as) Professores (as)


Sei que hoje, 15 de outubro, convencionou-se comemorar o Dia do Professor.

Vocês conhecem a história desta data?

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase “Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Pois bem, tirem a suas conclusões...

Alguns, por certo, correndo o risco de serem vistos como ranzinzas, que reclamam de tudo, dirão que não a nada a comemorar: a educação nunca foi levada a sério neste país, a profissão de professor é aviltada e desrespeitada todos os dias, a situação de descrédito é enorme e parece insuperável, tudo concorre para afirmar o que o pior acontece dentro da escola - violência, desinteresse, inversão de valores, maus exemplos.

Outros, talvez mais ufanistas, comemoram a esperança, a resistência, a boa vontade de que tudo vale a pena se a alma não é pequena. Também, é evidente, correm o risco de serem vistos como ingênuos, ou até coisa pior, de oportunistas apostando no lema de fingir que tudo está bem para continuar lucrando, já que não trabalham muito.

Seja qual for a nossa opção, em comemorar ou não o dia do professor, ela nunca será neutra, estará sempre impregnada das nossas concepções de sociedade, de política, de trabalho, de ética e até de religião.

Independente da opção de vocês, quero deixar uma mensagem de Agostinho da Silva, filósofo, poeta e ensaísta português:

"Ser mestre não é de modo algum um emprego e a sua atividade se não pode aferir pelos métodos correntes; ganhar a vida é no professor um acréscimo e não o alvo; e o que importa, no seu juízo final, não é a ideia que fazem dele os homens do tempo; o que verdadeiramente há-de pesar na balança é a pedra que lançou para os alicerces do futuro."

Por fim, inspirado nas palavras de Agostinho da Silva, quero dizer, também, que: professor é aquele cujo ato é professar e, professar é o mesmo que confessar, ou seja, é declarar, é fazer com fé verdadeira. Agradeço a fé de vocês.

Parabéns a todos os professores.

Edvaldo Haroldo Nicolini

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Turmas de Administração Visitam Café Jaguari

As turmas do 2º e 3º módulos Curso Técnico em  Administração do período da tarde, acompanhados pelas professoras Vera Romani e Célia Cristina visitaram as instalações da empresa Café Jaguari situada em Ourinhos. Os alunos tiveram contato com toda aestrutura da empresa, desde o setor administrativo até o setor operacional. Na área administrativa puderam acompanhar todo o processo de desenvolvimento e separação de departamentos. Já no setor operacional acompanharam todos os processos, desde a seleção dos grãos,  até a embalagem final do produto. Os alunos puderam conhecer todas as novas tecnologias adotadas pela empresa e a automação industrial dos seus maquinários. Ainda foi destacada toda a preocupação da empresa com o meio ambiente e seus colaboradores. Agradecimentos especiais ao Bruno e Vinícius pela recepção e pela oportunidade da visita.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

FACUTI 2011


A 2ª Edição da FACUTI - Feira Artístico Cultural Tecnológica da Etec Ipaussu - aconteceu esta semana nos dias 04, 05 e 06. A proposta do evento é envolver todas as áreas do ensino técnico juntamente com o ensino médio e estar abrindo a escola para toda comunidade e empresas. A feira ficou aberta ao público nos 3 períodos e escolas de toda a região foram convidas e mandaram suas classes para conhecer trabalhos e projetos desenvolvidos por nossos alunos e professores. Outro dos objetivos da feira é também servir como divulgação do vestibulinho e é esperada uma repercurssão positiva nas inscrições que estão abertas esse mês. Como na edição anterior o movimento de visitantes de outras escolas foi muito grande e o resultado geral da feira foi muito positivo. A seguir os projetos que participaram da 2ª FACUTI:


Entrada da Escola: Cadastro de Visitantes e Sistema de Pesquisa de Satisfação
Sistemas desenvolvidos pelos alunos do 2º Informática para Internet - Tarde
Orientado pelos Professores José Guilherme e Luciana

Páteo da Escola: Praça de Alimentação
Organizado pelos professores da escola



Páteo da Escola: Rádio Etec On Line
Desenvolvido pelos alunos do 2º Informática para Internet
Orientado pelo professor José Guilherme


Páteo da Escola: Posto de Inscrições para Vestibulinho
Organizado por professores da escola



Laboratório 1 de Informática: Projeto de Redes Sociais
Sistema ELive desenvolvido por alunos do 1º Informática e 2º Informática para Internet
Orientado pelos professores Marco Antonio e José Guilherme



Laboratório 4 de Informática: Projetos de Informática (Prêmio Jácomo Favaro Neto)
Sistemas desenvolvidos pelos alunos do 3º Informática para Internet 1º e 2º Semestre 2011
Orientado pelos professores da área de Informática



Laboratório de Nutrição: Projeto Rotulagem dos Alimentos - Informações Nutricionais
Desenvolvido por alunos do 1º Nutrição e Dietética (noite)
Orientado pelas Profªs Juliana e Tânia Carolina



Sala 1: Projeto Papelaria Papel Mix
Marketing: Praça, Preço, Promoção e Produto
Desenvolvido pelos alunos do 2ºA Administração
Orientado pela Profª Vera Passaro




Sala 2: Churrascaria Prazeres da Carne
Contabilidade Rural e Industrial
Desenvolvido por alunos do 3ºA Contabilidade (noite)
Orientado pela Profª Ivone



Sala 3: Cinemax 3D - Foto e Vídeo
Uso da tecnologia 3D
Desenvolvido pelos alunos do 3º Administração (tarde)
Orientado pela Profª Michele



Sala 4: A Fantástica Logística do Chocolate
Processo de produção do chocolate
Desenvolvido pelos alunos do 3ºA Logística
Orientado pela Profª Michele


Sala 5: Supermercado Tributos / Casa Torta
Estudo sobre os tributos de itens de consumo básico e doméstico
Desenvolvido pelos alunos do 1º A Contabilidade
Orientado pela Profª Ivone


Sala 6: Sweet Sugar
De onde vem o açucar
Desenvolvido pelos alunos do 2ºB Adminsitração
Orientado pela Profª Célia



Sala 7: Gametec / Projeto Reciclagem - Limpômetro
Evolução dos jogos / Projeto de Ações de Defesa do Meio Ambiente
Desenvolvido pelos alunos ao 1º C e 3ºs A,B e C do Ensino Médio
Orientado pelos Profºs Luciana, Guilherme, Reinaldo e Janice.




Sala 8: Dirty Dancing
Sala de Música
Desenvolvido pelos alunos do 2ºA e 2ºB do Ensino Médio
Orientado pela Profª Raquel



Sala 9: Avaliação e Orientação Nutricional
Desenvolvido pelos alunos do 2ºA Nurição e Dietética (noite)
Orientado pelas Profªs Luciana e Adriana



 
Veja mais fotos da feira nos albuns do Facebook:




2º Prêmio Jacomo Favaro Neto



Juntamente à FACUTI foi realizada a segunda edição do Prêmio Jacomo Favaro Netto, uma iniciativa do empresário e aluno egresso da nossa escola Alex Favaro. O prêmio leva o nome do pai de Alex que o homenageou pelo incentivo que sempre deu ao seu filho para estudar e trabalhar. Foram premiados projetos das turmas de Informática e Informática para Internet. Esse ano os projetos atingiram um nível de qualidade surpreendente e foi realmente muito difícil destacar um vencedor. Todos os participantes estão de parabéns:

Rede Social E-Live – DENILSON LOPES DA PALMA

Loja Virtual Games LP Games - LUCAS ANTONIO DA SILVA/ PABLO MANOEL COSTA GOMES
Sistema Presença On Line - JULIANE RUIZ GALLATI/LUCAS BALANDIS COSTA/PATRICIA CRISTINA BITTENCOURT OSCAR
Sistema Praça Alimentação – TAYLA POSSIDONIO/PAULA PIRES
Site Ipaussu Noticias - ALLISON JUNIO DE OLIVEIRA/ CAIQUE GALVANIN RODRIGUES/CLOVIS CAETANO JUNIOR/NATANAEL MOTTA GARCIA/
Sistema Calculo IMC - RODRIGO CESAR TEIXEIRA
Radio On line- FERNANDO FELIPE CONSTANTINO CALLEGARI/HALYSON FERREIRA COSTA/JESSICA CRISTINA TESCARO MACHADO

O primeiro prêmio (um netbook HP) foi para o projeto LOJA VIRTUAL. Todos os demais projetos receberam certificados e premiações. O idealizador do projeto, o empresário Alex Favaro também resaltou a qualidade dos projetos e confirmou a continuidade da premiaçõa para a próxima FACUTI.

sábado, 8 de outubro de 2011

Conselho de Classe Intermediário - Outubro 2011

Foi realizado hoje o Conselho de Classe Intermediário do 2º Semestre 2011 do Ensino Técnico e Médio. Esse conselho é muito importante para definir os trabalhos para o final de ano e trabalhar principalmente a recuperação dos alunos que ainda estão com dificuldade nas diversas disciplinas

sábado, 1 de outubro de 2011

Comissão de Pontuação Docente 2011

Após indicação dos professores a Comissão de Pontuação Docente de 2011 iniciou os trabalhos para atualização dos dados que serão usados nas atribuições de aula para 2012. A presidencia da comissão é de responsabilidade do diretor de serviços. A atual comissão tem a seguinte formação:


Presidente: Eder Batista de Andrade

Menbros:
Janice Zilio Martins Pedroso
Luciana Luiggi
Patrícia Viol
Tânia Carolina Subirá
Carlos Henrique Lopes
Cassio R.C.Figueira

A comissão deverá estar entregando os resultados até o início de novembro.

Resultado do SAI 2010

Este ano o resultado do SAI foi divulgado somente agora no final de setembro. Houve uma demora nesta publicação (por exemplo ano passado esse resultado foi enviado às escolas em março), uma vez que foi o primeiro ano do novo processo de coleta dos dados via internet (WEB SAI). Infelizmente isso prejudica o objetivo da avaliação que é servir de indicador para o planejamento dos trabalhos do período letivo do ano sequente. Para que isso fosse feito o resultado do SAI deveria ser enviado para as escolas bem no início de 2011. Mas como imprevistos acontecem fica a boa notícia da evolução da Etec Ipaussu em todos os itens avaliados. O desempenho da nossa escola está expresso no gráfico abaixo onde:


Analisando os índices percebemos em relação ao SAI 2009 um aumento no Processo (de 80,4 para 87,2) no Produto (de 73,1 para 77,2) e no Benefício (de 76,6 para 86,1). O Total passou de 77,1 para 87,2. Graças à esse grande desempenho tivemos direito ao Bônus Resultado esse ano. No próximo mês está marcado o início de mais uma coleta de dados via internet para o SAI 2011. Vamos aguardar.