quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Eventos Abertos em Fevereiro

01/02 - Reunião - Programa Renda Cidadã
02/02 - Reunião - Programa Renda Cidadã
08/02 - Reunião Informativa - CRAS
13/02 - Palestra Empreendedor Individual - SEBRAE
14/02 - Palestra - Sexualidade - Secretaria Assistência Social
17/02 - Capacitação dos Conselheiros Tutelares - Fundo Social
25/02 - Capacitação Santa Casa de Ipaussu
25/02 - Teatro e Coral - Igreja Quadrangular
28/02 - 4ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

4º Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Com muito orgulho a Etec Ipaussu sedia novamente a Conferência Regional da Criança e do Adolescente. Nesta terça-feira (28/02), a partir das 8h, Ipaussu, no Auditório da ETEC Professor Pedro Leme Brisolla Sobrinho da cidade, foi Palco da 4ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro, que é realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), tem como principal objetivo reunir profissionais de Avaré e região que lidam com o público infanto-juvenil e, assim, discutir ações para aprimorar o atendimento nos diversos órgãos.
Este ano, a conferência traz como tema: "Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios". O evento reunirá representantes de 29 municípios da Região Administrativa de Avaré. Aproximadamente 200 pessoas devem participar, entre delegados eleitos nas conferências municipais e autoridades envolvidas com o tema. Na ocasião, todos os municípios deverão apresentar suas propostas. Ipaussu também apresentará as propostas que foram discutidas na conferência municipal no final do ano passado. As sugestões reunidas na 49ª Conferência Regional serão encaminhadas para a Conferência Estadual que deve ocorrer até o dia 15 de maio, em São Paulo. Já a etapa nacional será realizada entre os dias 11 e 14 de julho.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Distribuição de Livros para Ensino Médio

Mais uma vez foram distribuidos os livros didáticos para o Ensino Médio do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM). Esse ano todos os alunos de todas as séries receberam llivros de todos os componentes, totalizando a entrega de mais de 2.200 exemplares. Cada aluno terá a sua disposição uma pequena biblioteca própria para estudar em casa e na escola. Com o planejamento constante esperamos todo o ano suprir todos os alunos com a coleção completa do material didático indicado pelos professores.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Trote Solidário - 1º Semestre 2012

As voluntárias da Rede do Cancer recebem as doações na Etec Ipaussu


Gerencia e funcionários do Banco do Brasil agência de Ipaussu entregam doações
Como já é tradicional em nossa escola após a semana de recepção dos novos alunos as classes de 1ºs anos do Ensino Médio e Integrado e 1ºs módulos do Ensino Técnico competiram entre si para arrecadarem itens a serem doados para a Rede do Cancer de Ipaussu. Esse ano tivemos como parceiro o Banco do Brasil (agência de Ipaussu) que disponibilizou um local de coleta e arrecadou itens junto aos seus clientes e funcionários através da ECOA - Equipe de Comunicação e Auto Desenvolvimento. Através do BB foram arrecadados 165 litros de leite. Na escola os itens foram doados entre os dias 07 e 17/02. A pontuação foi feita por item:

Pontuação
- caixa de leite: 1 ponto
- higiene pessoal (pasta/escova/sabonete): 1 ponto
- pacote de bolacha (doce ou salgada): 1 ponto
- leite em pó (saco ou lata): 5 pontos

Classes que competiram:
Manhã: 1ºA Ensino Médio (97 pontos) / 1ºB Ensino Médio (52 pontos) / 1ºA Informática Integrada EM (99 pontos)
Tarde: 1ºA Administração (9 pontos) / 1ºA Informática (6 pontos) / 1ºA Nutrição (80 pontos)
Noite: 1ºB Administração (60 pontos) / 1ºA Logística (54 pontos)

Ao final foram arrecadados (pelos alunos):
- 254 caixas de leite
- 70 embalagens de creme dental
- 15 escovas de dentes
- 100 sabonetes
- 57 pacotes de bolacha
- 25 pacotes de leite em pó

Todos os itens foram entregues hoje para os representantes da Rede do Cancer que vieram à escola nos períodos da manhã e da noite para falar aos alunos sobre o trabalho voluntariado que é realizado pela entidade e só em 2011 realizou mais de 400 atendimentos à pessoas e famílias da cidade. Agradecemos a todos que doaram, aos funcionários da agência de Ipaussu do Banco do Brasil - Pedro, Silvia, Roeny e Tadao, à Rodrigo Wagner Polido (Polimaq Equipamentos)  e aos voluntários da Rede pelo belíssimo trabalho que realizam.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Nova Sinalização

Nossa escola recebeu as novas placas de sinalização do prédio e das dependências internas no novo padrão do Centro Paula Souza. Até o final do ano todas as unidades do Centro (Etecs e Fatecs) estarão sinalizadas de acordo com o novo padrão adotado.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Palestra: Sexualidade

Como parte de um projeto da Secretaria de Assistência Social foi realizada hoje no auditório da Etec a pelestra "Sexualidade / Prazeres / Doenças / Riscos" proferida pela enfermeira Elenir Aparecidade de Oliveira, que já lecionou em nossa escola no curso de Enfermagem. Os alunos dos cursos técnicos foram dispensados para prestigiar a palestra, que foi muito elogiada. O objetivo foi informar sobre os cuidados a serem tomados em relação ao sexo para evitar consequencias não desejadas e a intenção foi realizar essa palestra na semana que precede o carnaval.

Programa Menor Aprendiz - Nova Parceria

à direita os responsáveis pela área de recrutamento e seleção Rosana e Guilherme da Reynald Construtora
A empresa Reynald Construtora contratada pela Usina Raysen, unidade de Ipaussu,  firmou parceria com a Etec Ipaussu para contratação de estudantes pelo programa Jovem Aprendiz. De início são 9 vagas para alunos do ensino técnico e médio para início imediato das atividades remuneradas neste mês. O professor José Valdir Viol está gerenciando o contato com a empresa que prevê várias novas contratações diretamente junto aos nossos alunos, sempre através do Programa Jovem Aprendiz. 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Volta às Aulas - 1º Semestre 2012

Damos as boas vindas aos alunos nesta semana de fevereiro que marca o retorno às aulas. Esperamos que todos tenham aproveitado bem as férias e estejam preparados para o ano que se inicia. No dia 06/02 (segunda) foi realizada a recepção dos novos alunos no auditório nos 3 períodos. Ao longo da semana foram realizadas uma série de atividas em parceria com o Grêmio Estudantil com ênfase nas turmas da manhã e da tarde:

Terça (07/02): Atividades de recepção dos novos alunos durante o intervalo. Traje: pijama.
Quarta (08/02): Leilão dos Bichos. Traje: camisa de time.
Quinta (09/02): Escolha de Miss e Mister Calouro. Traje: crossdressing (sexo oposto).
Sexta (10/02): Gincana Interclasses. Traje: Fantasia.

A arrecadação do trote solidário ficou marcada para a semana seguinte. Todas as brincadeiras foram muito divertidas e atingiram seu objetivo que foi de integrar os novos alunos e criar um clima descontraido e participativo para o início das aulas. Agradecimentos ao Grêmio pela organização. Na sequência algumas fotos da semana:






segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Merenda Escolar !!!

Boas notícias logo no início das aulas: a partir deste ano todos os alunos dos ensino médio e técnico dos três períodos irão receber merenda escolar nos intervalos. A verba passou a ser disponibilizada via programa do governo estadual e viabilizada via prefeitura municipal. Esse reforço na alimentação é muito bem vindo, para todos os alunos, principalmente os que estudam dois períodos e aqueles que na maioria dos dias veem do trabalho direto para os cursos da noite. Por enquanto estaremos adaptando nosso espaço e pessoal, mas já estaremos pleiteando junto ao Centro a instalação de um refeitório para melhor atender a todos. Um agradecimento ao pessoal do Grêmio, que desde o ano passado já se empenhava para obter mais essa conquista.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Planejamento Docente - 1º Semestre 2012

Desejamos um feliz retorno às atividades para os professores que estarão participando das reuniões de planejamento para o início das aulas no próximo dia 6. Esperamos que todos tenham aproveitado ao máximo o período de merecidas férias. Segue o cronograma das atividades do planejamento:

PAUTA DA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO

01/02/12 (QUARTA-FEIRA)

 08h30 - café da manhã
09h00 - abertura da reunião
Mensagem de reflexão
Apresentação do calendário escolar e eventos do ano letivo
Apresentação alunos aprovados nas Universidades Públicas
Apresentação dos novos funcionários
Leitura e discussão do texto: Ética do professor
Avaliação: porque avaliar?
Recuperação paralela e contínua
Retenção x progressão parcial
Evasão no ensino técnico
13h00 - Avaliação das metas de 2011
14h00 - Apresentação do observatório e SAI
14h30 - Definição das metas para 2012 (análise dos pontos positivos e negativos apresentados pela equipe em dezembro 2011)
15h45 - Mensagem de reflexão: Construindo pontes

02/02/12 (QUINTA-FEIRA)

08h30 - Café
09h00 - Abertura
Mensagem para o dia
Discussão e construção do PPG (manhã e tarde)

03/02/12 (SEXTA-FEIRA)

Reunião dos professores com a equipe de coordenação para discussão dos planos de trabalho docente, conforme cronograma abaixo:
10h00 - Gestão
13h00 - Informática, Nutrição e Ensino Médio
15h00 - ETIM