sexta-feira, 27 de abril de 2012

Vestibulinho 2º Semestre 2012 - Abertura das Inscrições



Estão abertas a partir de hoje até o dia 17/05 as inscrições do processo Vestibulinho 2º Semestre 2012 das Etecs do Centro Paula Souza para as turmas que iniciarão no meio do ano. Em nossa Etec estaremos abrindo vagas para 3 novas turmas:

- Contabilidade (noite) - 40 vagas
- Informática (noite) - 40 vagas
- Nutrição e Dietética (noite) - 40 vagas

terça-feira, 24 de abril de 2012

Professora da Etec Selecionada para Intercâmbio

Com muito orgulho recebemos a notícia da seleção do projeto da profª Michele Nunes escolhido entre todas as Etecs entre os 25 que participarão do programa de intercâmbio cultural nos Estados Unidos para professores das áreas técnicas do Centro Paula Souza. A professora Michele estará embarcando em julho para os EUA e passará um mês desenvolvendo estudos que serão aproveitados em seu projeto na área de logística. O projeto será apresentado aqui em nossa escola durante a próxima Feira Tecnológica.
Foram 134 professores de áreas técnicas de Etecs e 46 docentes de áreas tecnológicas de Fatecs inscritos para 50 vagas (25 para Etecs e 25 para Fatecs) do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza. Para se inscrever, os interessados elaboraram um resumo de projeto interdisciplinar de docência para a direção da unidade em que trabalham, responsável pela seleção e inscrição no processo seletivo do Intercâmbio Cultural. Parabéns Michele.
Confira a notícia completa no site do Centro.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Reunião SP: Comissão de Avaliação Institucional

Juntamente com os diretores das Etecs de Santa Cruz e Ourinhos (profºs Edvaldo e Manoel) compareci a reunião agendada com a Comissão de Avaliação Institucional representada pela profª Gláucia Regina Matins e pelo profº José Celso Pozzobon para análise e esclarecimentos sobre o SAI (Sistema de Avaliação Institucional) e a BR (Bônus Resultado). Assim como várias outras unidades do Centro Paula Souza essa reunião foi a oportunidade para discutir os critérios utilizados para pagamento do bônus e revindicar mudanças. A boa notícia é que já estão em discussão necessárias alterações no formato da estrutura tanto do SAI quanto da BR. Várias sugestões foram colocadas e esperamos já para a próxima edição uma maneira mais adequada com critérios melhorados visando uma maneira de sempre motivar as escolas uma vez que há um consenso que o atual processo não é hoje o mais adequado para as Etecs do Centro Paula Souza.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Reunião SP: Balanço Periódico Institucional

Foi realizada  nesta data no período da tarde a Reunião de Balanço Periódico Institucional do CEETEPS sob coordenação da Superintendência com a presença da Profª Laura Laganá e do Profº César Silva e participação de diretores das Etecs e Fatecs, supervisores, chefia de gabinete e representantes da Secretaria do Desenvolvimento. Na oportunidade todos puderam conhecer a futura nova sede do Centro Paula Souza na Nova Luz, cujas obras estão em fase final. Dentre os diversos assuntos tratados foram apresentadas informações sobre o novo plano de cargos e salários, progressão funcional, mudanças na bonificação por resultados, obras e reformas e programa Brasil Profissionalizado. Foram ressaltados os dados do processo de progressão funcional, onde mais de 70% dos servidores do Centro foram aprovados recebendo em torno de 24% de aumento, divulgação das senhas de acesso ao sistema para consultas e possibilidade de recursos para revisão. Quanto à bonificação por resultados (BR) já está em discussão junto à Secretaria de Gestão uma mudança no sistema de avaliação, uma vez que considerou-se que os critérios atuais já não se aplicam à realidade das unidades de ensino do Centro. Com relação ao plano de cargos e salários as reuniões com a Secretaria de Gestão também estão em andamento e já é certo um reajuste superior a 5,7%  (que é a inflação de julho/2011 até hoje) a ser anunciado na próxima semana e o enquadramento para melhoria dos salários privilegiando servidores que já estão nas unidades. O representante da Sercretaria de Desenvolvimento falou sobre os estudos para implantação de plano de saúde, merenda escolar e ampliação de cargos.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Eleições Para Direção - Candidatos Inscritos

Terminada a fase de inscrições para Direção da Etec Ipaussu foram recebidas 6 inscrições de professores qualificados para participar do processo eleitoral (lista em ordem alfabética com unidades de sede):

- Carlos Eduardo da Silva (Etec Ipaussu)
- Janice Zilio Martins Pedroso (Etec Ipaussu)
- Leni de Fátima Dário de Oliveira (Etec Sta Cruz)
- Manoel Rodrigues do Carmo Junior (Etec Ourinhos)
- Niomar Bolano Jalhium (Etec Ipaussu)
- Ronaldo Alves da Silva (Etec Cerqueira Cesar)

As próximas etapas do processo serão: apresentação das propostas e propaganda (21 a 25/05), eleição e apuração das indicações (29/05).

quinta-feira, 12 de abril de 2012

1º Festec - Festa das Nações da Etec de Ipaussu

Foi realizado um novo evento aberto a comunidade organizado pelo 3º módulo de nutrição. O objetivo do evento foi desenvolver a competência de planejamento de evento considerando clientela, objetivo, custo e tema. Com isso a escola recebeu toda a comunidade para uma festa que pelo sucesso alcançado deverá entrar para o calendário anual de eventos da escola. Tivemos barracas de comidas típicas brasileiras, italianas, americanas, japonesas e arabes, além de entretenimentos para os visitantes como música e jogos. Muito elogiada a noite uniu o útil ao agradável: comidas deliciosas e o preparo dos alunos para o mercado de trabalho.





quarta-feira, 11 de abril de 2012

Instalação de Bicicletário

Através da parceria com a Prefeitura Municipal foi instalado um novo bicicletário para os ciclistas. Com isso além de proporcionar segurança e comodidade para guardar suas bicicletas a nova instalação reforça o movimento em prol do meio ambiente incentivando as pessoas a optarem por meios de transportes não poluentes e saudáveis. Após a instalação aumentou o número de pessoas que passou a vir à escola de bicicleta.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Grêmio 2102

Passado o perído de inscrições de chapas de alunos para o Grêmio Estudantil, houve apenas uma chapa inscrita: A.C.D.C. - Adquirindo Conhecimento, Democratizando o Colégio. Nesse caso de chapa única não há processo eleitoral e o novo Grêmio 2012 já começa suas atividades a partir desse mês:



Grêmio Estudantil “Maurício de Souza”
Chapa: A.C.D.C. (Adquirindo Conhecimento, Democratizando o Colégio)

Presidente: Harrison Alex Sander da Silva Flores – 2ºC EM (manhã) / 1ºA ADM (tarde)
Vice Presidente: Júlio Henrique Thosi – 2ºC EM (manhã) / 1ºB ADM (noite)
PrimeiroSecretário: Rafael Alberto Siraqui – 2ºA EM (manhã) / 1ºA ADM (tarde)
Segundo Secretário: Gabriela Martins – 1ºB ADM (noite)
Primeiro Tesoureiro: Isabela Padoveze – 2ºC EM (manhã) / 1ºB ADM (noite)
Segundo Tesoureiro: Richard dos Santos Araujo – 2ºA EM
Orador: Letícia de Oliveira Silva – 2ºA EM (manhã) / 1ºB ADM (noite)
Diretor Social: Yara Ulbrecht Gouvea – 3ºA EM (manhã)
Diretor de Imprensa: Carolina da Silva Guidio Cachoni – 3ºB EM (manhã) / 2ºA INF (noite)
Diretor de Esportes: Pabulo Augusto da Silva Hilário – 2ºC EM (manhã) / 1ºA INF (tarde)
Diretor Cultural: Sarah Rodrigues de Andrade – 2ºC EM (manhã) / 1ºA ADM (tarde)
Primeiro Suplente: Maurício de Oliveira Pinto – 2ºC EM (manhã) / 1ºA INF (tarde)
Segundo Suplente: João Victor Alberto Ciraqui – 1ºA ETIM (manhã/tarde)

Votos de sucesso e um trabalho de destaque para a nova turma.

Urna Eletrônica na Escola Profº Júlio

Um sistema de urna eletrônica desenvolvido pelos alunos da área de Informática sob supervisão da professora Luciana Sanches foi utilizada para gerenciar a votação do Grêmio Estudantil da escola Prof. Júlio Mastrodomêncio em Ipaussu. Os sistemas de urna eletrônica desenvolvidos por nossos alunos já foram cedidos à várias escolas da região, sempre com bons resultados. Esse ano não houve necessidade de implantação em nossa escola pois houve uma chapa única do grêmio.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Palestra Direitos do Consumidor - Procom

As turmas da área de Gestão e Negócios participaram hoje de uma importante palestra sobre direitos do consumidor realizada no auditório da nossa escola pelo Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor). Essa palestra, que foi aberta ao público faz parte das atividades de implantação de unidade do Procon no município. Muitas dúvidas foram esclarecidas e informações importantes foram repassadas pelos palestrantes que trabalham junto à Fundação na cidade de Bauru.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

APM 2012

Após reunião de 15 de março ficou homologada a nova Associação de Pais e Mestres (APM) 2012:


Conselho Deliberativo

Diretor: Carlos Eduardo da Silva

Professores:
- Eder Pazini de Oliveira
- Eliana Pereira Pullis
- Luciana Luiggi Teixeira

Pais de Alunos:
- Antonio Ademir Matheus Pedro 
- Lourdes de Fátima Palma de Souza 
- Carlos Roberto Gomes 

Alunos:
- Victória Magalhães Dolci (1ºB EM)
- Lucas Santos Tronco (1ºA EM)

Diretoria Executiva

Diretor Executivo: Carlos Henrique Lopes
Vice Diretor Executivo: Cássio Roberto Camiloti Figueira
Secretária: Luciana Sanches Carlomagno
Diretor Financeiro: Jaqueline Pedroso 
Diretora de Cultura e Esportes: Maria Amábile Fraza Borda
Diretor de Patrimônio: Maria José Aquino da Silva

Conselho Fiscal

Pais de Alunos:
- Sebastiana Cristina Garcia Maia
- Elisangela Cristina Messias Francisco
Professor: 
- Raquel Santana Fonseca Gonçalves

Conselho de Escola 2012

Formação do novo Conselho de Escola para o ano de 2012, homologado após reunião do dia 15 de março:


Presidente: Carlos Eduardo da Silva
Representante dos Coordenadores de Área: José Guilherme Pauleti
Representante dos Professores: Tânia Janaina Borda Landi
Representante dos Servidores: Viviane Borda
Representante dos Pais de Alunos: Débora Lobero Nunes (Pamela 3ºA EM / 1ºA ADM)
Representante dos Alunos: Camila Nogueira Masteguim (1ºB Adm noite)
Representante dos Alunos Egressos: Márcia Tavares de Andrade
Representante dos Empresários: Ademilton Galvão Rocha
Representante do Poder Público: Maria Ap.Braz (Secretária Promoção Social)
Representante de ONG: Maria Aparecida Paulino Sanfelice (ROEMA)

Projeto de Combate ao Preconceito

Os alunos dos cursos técnicos da área de gestão, informática, nutrição e dietética realizaram atividades para conscientizar a comunidade escolar sobre o preconceito no mercado de trabalho. O projeto foi orientado pela professora Tânia Janaína Borda Landi na disciplina de LTT- Linguagem Trabalho e Tecnologia, durante o mês de março de 2012.

Semanas do Ensino Técnico


Dando continuidade à um trabalho iniciado por essa direção temos mais uma edição das Semanas dos
Cursos Técnicos da Etec Ipaussu. Com o objetivo de proporcionar aos alunos contatos e informações com novas tecnologias, metodologias e empresas através de workshops, apresentações e palestras, além de divulgar nossa escola para a comunidade estaremos na 4ª edição do evento com as seguintes datas:

23 a 27 de abril - Semana da Nutrição e Dietética
08 a 11 de maio - Semana da Informática
14 a 18 de maio - Semana da Gestão e Negócios


domingo, 1 de abril de 2012

Processo de Eleição de Diretores das Etecs - Comissão Eleitoral

Este ano será realizado na maioria das Etec do Centro Paula Souza o processo de eleição para diretor de unidade referente ao próximo período de 4 anos (2012 a 2016). Todo o processo é gerenciado por uma comissão eleitoral formada por professores e funcionários homologada pelo Centro Paula Souza. A comissão eleitoral da Etec Ipaussu ficou assim definida:

- Eder Batista de Andrade - Diretor de Serviços (Presidente da Comissão)
- Carlos Henrique Lopes - Coordenador de Área
- Cássio Roberto Camiloti Figueira - Professor

Ficará a cargo da comissão a divulgação, orientação e execução do processo eleitoral, e as datas já confirmadas do cronograma serão:

09 a 13/04/2012 - inscrições dos candidatos
26/04/2012 - reunião com os candidatos inscritos
21 a 25/05/2012 - período de propaganda dos candidatos
29/05/2012 (das 9h00 as 21h00) - eleição e aula normal
29/05/2012 (a partir das 21h30) - apuração dos votos

Esperamos que esse processo transcorra de maneira tranquila e organizada. A partir das indicações de alunos, professores e funcionários será montada uma lista tríplice que será enviada ao Centro Paula Souza, que por sua vez fará a indicação do responsável para direção para o próximo mandato de 4 anos.