quarta-feira, 23 de maio de 2012

Projeto Gestão: Minha Primeira Empresa


O projeto “Minha Primeira Empresa” desenvolvido pelos alunos do 3º módulo B do Curso Técnico em Administração (período noturno) e orientado pela Professora Michele Nunes Ferreira, busca colocar em prática todo o conteúdo ministrado na disciplina Criação e Desenvolvimento de Empresas, além de possibilitar interdisciplinaridade.
Tem como objetivo principal despertar a postura empreendedora e a prática das quatro funções base da Administração de Empresas: planejamento, organização, direção e controle; envolvendo todos os alunos no desenvolvimento de um trabalho escrito e na simulação da abertura de uma empresa, denominada “Me Gusta Crepes”. Justifica-se a realização do projeto sobretudo  por associar a teoria e a prática; nas palavras de Benjamin Franklin: “Conte-me  eu esquecerei, ensina-me e eu lembrarei, envolva-me e eu aprenderei.”

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Projeto do Ensino Médio: Terra em Perigo

As primeiras instalações do Projeto Terra em Perigo orientado pela professora Raquel Gonçalves envolvendo os alunos dos terceiros anos do Ensino Médio foram realizadas hoje na área posterior do páteo da escola. Segundo a professora o objetivo geral do projeto é estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta. Estão previstas várias atividades até o final do ano incluindo a criação de uma horta orgânica na escola cuidada pelos próprios alunos. Visite a página do projeto no Facebook.

2º Pizzetec

Em mais uma promoção da APM para arrecadação de fundos foi realizado hoje a 2ª edição do Pizzetec. Foram vendidas antecipadamente pizzas para a comunidade que foram entregues embaladas para serem levadas para casa. Como na edição anterior a escola abriu espaço para assar pizzas nos horários de intervalo e entre períodos para serem consumidas no páteo. Como novidade foi montada uma barraca para entregar e assar pizzas com uma pré-venda na quarta feira durante a reunião de pais e após o evento da semana de gestão. Mais de duzentas pizzas foram vendidas o que gerou uma renda extra que será muito importante para APM. Obrigado a todos que participaram e trabalharam no evento.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Palestra com o Escritor Geraldo Generoso

O escritor Geraldo Generoso concedeu aos alunos de Ensino Médio uma palestra sobre a profissão de escritor, a criação de textos e a importância da leitura. Ele está lançando sua mais nova obra intitulada Humor Moreno de, como ele mesmo define, cronicontos sobre personagens e histórias típicas das cidades do interior. Em data a ser definida o Sr. Geraldo estará fazendo um evento de lançamento aqui na Etec de Ipaussu com participação de outros escritores da região.

Vestibulinho 2º Semestre 2012 - Encerramento das Inscrições

Encerraram-se hoje as inscrições para o Vestibulinho 2º Semestre 2012. Na Etec Ipaussu foram realizadas 117 inscrições para 80 vagas (Informática e Nutrição) - uma demanda de 1,46 candidato/vaga. (54 inscrições para Informática e 63 inscrições para Nutrição). A turma de Contabilidade não será aberta devido a demanda insuficiente (apenas 14 inscrições) que serão remanejadas como 2ª opção totalizando assim 131 inscrições alterando a demanda para 1,63 candidato/vaga. Já para a classe descentralizada de Administração em Chavantes foram 57 inscrições para 40 vagas gerando uma demanda de 1,43 candidato/vaga. Agradecimentos a todos os envolvidos no processo.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Torneio Interescolar

Recebemos hoje a visita de alunos da Etec Orlando Quagliato de Santa Cruz do Rio Pardo para a realização de um torneio interescolas nas modalidades de futebol de salão masculino e feminino, ping pong e xadrez. Coordenado pela professora Maria Amábile o objetivo do torneio foi promover a integração entre alunos das duas escolas e incentivar a prática de esportes e jogos de mesa.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Capacitação para Preparação de Chocolates - Gobeche

Organizado pelas professoras de Nutrição e Dietética colaboradores da empresa Gobeche Chocolates de Santa Cruz do Rio Pardo realizaram uma capacitação para preparo e manuseio de chocolates. Foram 3 turmas abertas aos alunos, professores, funcionários e membros da comunidade. Além da capacitação cada participante levou uma porção de chocolate para praticar em casa. Pela boa repersussão com certeza teremos mais turmas em breve. A empresa situada em Santa Cruz do Rio Pardo possui um sistema de franquias e atualmente tem representantes nas principais cidades da região e do estado. Conheça mais: www.gobeche.com.br 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Capacitação do Portal Clickideia

Também hoje recebemos a visita dos responsáveis pelo Portal Clickideia para mais uma capacitação dos professores do ensino médio para desenvolvimento de atividades e utilização dos recursos do portal. Todos os professores presentes puderam participar da capacitação que foi realizada nos laboratórios de informática.

Olimpíada Brasileira de Astronomia 2012

Nossos alunos do Ensino Médio realizaram hoje a avaliação da XV OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia. Esse ano tivemos uma participação maior que nos anos anteriores: foram mais de 190 alunos das séries do ensino médio. O gabarito da prova estará disponível a partir do dia 12/05 e tenho certeza que o desempenho dos nossos alunos será novamente acima da média. Maiores informações no site do OBA