segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Resultado do Observatório 2009

Foi muito gratificante o resultado deste observatório que mostra um aumento considerável em todos os blocos, com exceção do bloco VII, em relação ao ano passado:


Como medidas para melhorar o bloco VII estão o projeto de incentivo à leitura, aumento do acervo da biblioteca e inplantação da CIPA na escola.

O resultado Observatório 2009 da nossa escola ficou assim:


onde:

Bloco I - Gestão Pedagógica
Bloco II - Gestão do Espaço Físico
Bloco III - Gestão Participativa
Bloco IV - Gestão de Pessoas
Bloco V - Gestão de Documentos
Bloco VI - Gestão de Parcerias
Bloco VII - Gestão de Serviços de Apoio

A equipe da U.E. , Conselho de Escola, juntamente com direção vem desenvolvendo um trabalho sério na auto-avaliação, apontando as situações reais da escola, sem mascarar a realidade. Essa situação ficou evidente na análise do resultado em cada bloco pela equipe escolar, quando não tomamos como parâmetro os resultados de 2007, que aparecem fora da realidade em que estamos inseridos. Os observadores externos foram muito importantes em suas considerações durante o processo de consenso, principalmente porque a supervisora da escola esteve presente, fato que possibilitou uma interação maior entre escola/ supervisão escolar. A equipe da escola pretende continuar desenvolvendo um trabalho consistente com o propósito pela busca da qualidade de seus serviços oferecidos.

Pontos Positivos
-Ambientes didático-pedagógicos organizados ( laboratório de Nutrição, 4 laboratório de informática);
-Secretaria acadêmica organizada, dinâmica em relação aos registros que se encontram nos padrões do Sistema ETEc;
-Biblioteca organizada, com atendimento feito por alunos estagiários ( APM e FUNDAP );
-Projetos sociais coordenados por alunos voluntários do cursos Técnico em Informática;
-Ambiente para eventos/auditório( sanitários femininos e masculinos e com adaptações a pessoas com necessidades especiais) sala de som, camarim) com capacidade para 300 pessoas , equipados com som , multimídia e cadeiras estofadas, espaço único na cidade, que muitas vezes é compartilhado para atividades /eventos sociais e culturais do município;
-Equipe de gestão comprometida com a escola, que vem organizando cursos de capacitação e atualização sobre o uso dos recursos tecnológicos que a escola dispõe a docentes e colaboradores;
- ATA ( Assistente Técnico Administrativo) comprometido com as causas internas e externas da escola, realiza um trabalho muito importante dando maior visibilidade a Escola na comunidade local e regional;
- Equipe de coordenadores organizaram instrumento para os alunos acompanharem também o desenvolvimento das ações previstas no projeto pedagógico da escola .

Práticas Destacadas

Oportunidades de Melhoria
- Diretoria de Serviços Administrativos – organizar as práticas de rotina a fim de atender em dia as vantagens pessoais adquiridas de professores, funcionários , atualizar o CAGED;
-Organizar ações, projetos voltados a procedimentos de segurança e/ou instalar CIPA como instrumento educativo;
-Equipe pedagógica deverá organizar e colocar em prática projetos que venham incentivar os alunos à prática da leitura;
- Melhorar o relacionamento profissional e pessoal dos integrantes da equipe pedagógica;
-Criar mecanismos de substituição imediata de professores faltosos com vistas a diminuir o índice de aulas não dadas no Ensino Médio;
-Ampliar nº de parceirias ;
-Os setores de apoio deve também se preocupar com a qualidade dos serviços prestados a comunidade, disponibilizando meios para a comunidade dar sugestões e fazer críticas;

Considerações Finais
Estiveram presentes durante a realização de Avaliação de Consenso os coordenadores de área, Diretor de Serviços Acadêmicos, Diretor de Serviços Administrativo, Diretor da Escola, representante do Poder Público ( Vereador) e representante dos Empresários. Percebe-se integração entre os membros da equipe gestora a busca constante por alternativas para a manter a qualidade nos cursos e harmonia na comunidade escolar, já que a escola vem passando por momentos turbulentos de ofensas ao trabalho desenvolvido. A Equipe já reconhece o O.E. como uma ferramenta relevante à organização da escola e também como uma diretriz ao planejamento estratégico, que tem proporcionado oportunidades para entender a realidade e as necessidades da escola.

Observadores responsáveis pelo parecer:
Antonio Carlos Ottoboni de Oliveira
Márcia Regina de Oliveira Poletine

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