terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Apresentação do Projeto Semeando o Bem


Foi realmente maravilhoso o evento de encerramento do Projeto Semeando o Bem dos alunos do Ensino Médio. Devo dizer que em todos esses anos que trabalho aqui na Etec Ipaussu nunca houve um encerramento das atividades letivas tão emocionante e envolvente. As professoras Adriana e Leandra merecem os parabéns de todos pela sua sensibilidade e dedicação trazendo através de um elaborado trabalho junto aos alunos uma mensagem de bondade e otimismo tão importante para nossa escola. As cartas anônimas enviadas aos professores e coordenadores com textos e mensagens primorosas causou um efeito muito bom para todos e um clima melhor para a escola. Sou muito grato pela mensagem que me enviaram e pude comprovar por mim mesmo o quão bem faz uma nota positiva qundo as vezes nos encontramos no meio de tantas queixas e reclamações. Falo por mim e por muitos professores que expressaram sua gratidão em receber as mensagens. Deixo na sequencia o texto da professora Adriana sobre o projeto:

A manhã do dia sete de dezembro, foi especial na ETEC Prof. Pedro Leme Brisolla Sobrinho, na cidade de Ipaussu, com a apresentação das ações desenvolvidas no projeto de Filosofia/Sociologia “Semeando o Bem.” O evento contou com um público muito especial: comunidade escolar, familiares dos alunos, crianças/funcionários da Fundação Ferraz Egreja e voluntárias da Rede do Combate ao câncer. Para a finalização do projeto foram realizadas várias atrações: a peça teatral “Em busca de um mundo melhor”, discurso sobre alguns líderes pacifistas que contribuiram com a Paz na sociedade, apresentação do vídeo sobre as ações do Bem realizadas pelos alunos e professores da escola, a musica Eu vou (África), de Fernanda Brum, na versão adaptada/ interpretada pelas alunas Amanda Feliciano e Pamela Quintino, acompanhada de uma coreografia, envolvendo os demais do 1º A, que entraram segurando uma placa com a palavra PAZ no idioma do país que estavam representando, e um final surpreendente: a revelação da autora das cartas enviadas a cada classe da escola e a cada professor, nas quais evidenciava o que cada grupo ou indivíduo tem de melhor.

O principal objetivo do projeto, desenvolvido pela professora Adriana Vicioli, com a colaboração da equipe docente, em especial da professora de história, Leandra Coutinho, é despertar no jovem a sensibilidade em ajudar o próximo, sem pretensão de receber algo em troca, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações, e contribuir para uma sociedade de pessoas mais justas, estimuladas, engajadas, solidárias e comprometidas com a Paz.

Durante o segundo semestre, praticou-se diversas ações, abarcando não somente o 1º A do Ensino Médio - sala diretamente envolvida, mas toda a escola e comunidade local. Sempre trabalhando em equipe, cada grupo realizou uma ação do Bem, sob a coordenação de um professor escolhido/convidado por eles. Foram arrecadados alimentos não perecíveis, doados à Rede do Combate ao Câncer (profª Luciana Luiggi); limpeza coletiva na orla do Lago Municipal, em frente à nossa escola (profª Amábile), visitas à EMEI Daise da Silva Guidio de Mello (prof. Eder Pazini e profª Niomar), Campanha de Arrecadação de Binquedos e Doação à Fundação Ferraz Egreja (profª Adriana) na cidade de Ipaussu e ações praticadas em prol do bom relacionamento interpessoal da escola, implicando relações professor/professor, professor/aluno e aluno/aluno (profª Leandra).

A profª Adriana afirma que está satisfeita com o resultado alcançado, uma vez que sua intenção foi ensinar algo que não se aprende nos livros didáticos, que pudesse envolver e engajar seus alunos nas questões sociais , motivando-os a desenvolver ações solidárias, e despertar o desejo de ajudar, partindo do que cada um sabe fazer bem, podendo assim fazer o bem a alguém. Também ressalta que já pode observar boas mudanças no ambiente de trabalho, em especial nas relações interpessoais entre a equipe. É tempo de semear, é tempo de Pazear!

Elaboração: Adriana Bordinhão Vicioli
Professora de língua portuguesa da ETEC de Ipaussu


Nenhum comentário: