quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Eventos Abertos em Novembro

08/11 - Palestra: comportamento no trânsito
10/11 - Lançamento da Campanha do Imposto de Renda
11/11 - VIII Conferência Municipal da Criança e Adolescente
17/11 - Palestra Ação Jovem
17/11 - Entrega dos Certificados do Senai
18/11 - Reunião Ação Jovem
21/11 a 30/11 - Primeira parte dos cursos de Cuidador de Idosos, Babá e Secretária do Lar - CRAS
28/11 - Reunião Programa Renda Cidadã
29/11 - Projeto Comunicações
30/11 - Palestras da Nutrição

Resultado do Observatório 2011

Mais uma vez o resultado do observatório foi excelente para nossa escola. Aumentamos significativamente o resultado em todos os blocos. Houve apenas um decréscimo no Bloco VI (Gestão de Parcerias) de 7,5%. Como medidas para esse único item estão a melhoria no acompanhamento dos estágios e a reformulação da documentação de projetos entre empresas e outras entidades. Confira abaixo a evolução do observatório:




O resultado do Observatório 2011 em nossa escola ficou assim:



onde:

Bloco I - Gestão Pedagógica
Bloco II - Gestão do Espaço Físico
Bloco III - Gestão Participativa
Bloco IV - Gestão de Pessoas
Bloco V - Gestão de Documentos
Bloco VI - Gestão de Parcerias
Bloco VII - Gestão de Serviços de Apoio

O processo transcorreu com muita tranquilidade. Vale destacar a simpatia e a atenção das observadoras Eliana Esteves (Diretora da Etec Garça) e Maria Angela (Coordenadora de Projetos da Supervisão Escolar) durante os trabalhos e principalmente as orientações passadas para nossa equipe. Abaixo está o parecer conclusivo do observatório:

Pontos Positivos:
A Etec Professor Pedro Leme Brizola Sobrinho apresenta um trabalho de equipe desenvolvido e centrado / focado na qualidade de ensino-aprendizagem com competência priorizando a gestão participativa.

- Construção da quadra coberta;
- Salão nobre equipado e moderno que favorece parcerias com instituições municipais, além dos eventos de iniciativa da própria U.E.;
- Planilha desenvolvida pelo Diretor da Etec para o Gerenciamento de Projetos da Escola;
- Laboratório de nutrição equipado e organizado de forma a firmar parcerias com instituições municipais como creches, pré-escola, etc;

Práticas Destacadas:
– Realização da Semana dos Cursos no mês de maio e da Exposição Tecnológica no mês de outubro, datas que propiciam a divulgação da Escola e de seus Cursos durante o período de inscrição para o vestibulinho;

– Planilha pré-organizada para a utilização do Portal Clickideia: cada docente utiliza o Clickideia periodicamente segundo datas definidas;
– Prestação de contas da APM e adiantamento no Blog do Diretor;
- As visitas técnicas organizadas pela Etec são um diferencial no seu aspecto didático e pedagógico;
- A eleição do Grêmio Estudantil acontece Informatizada e com leitor código de barras. A cada ano é desenvolvido em projeto um novo sistema pelos alunos do curso de Informática.
- O Sistema de Pontuação Docente é informatizado. O Sistema foi desenvolvido por um docente da U.E.;
- A Secretaria Acadêmica informatizada: uso de Blog com resultados do CCI / CCF / Aproveitamento de Estudos e notícias da Secretaria Acadêmica;
- Há uma preocupação com a Evasão. A Coordenação Pedagógica conversa pessoalmente com todos as alunos para conscientizar sobre as faltas e, também telefona para os pais para tomarem ciência da situação de seus filhos.

Oportunidades de Melhoria:
– Orientamos para que todos os alunos que realizam estágio tenham acompanhamento pedagógico e avaliação;

- Salientamos a importância da Coleta Seletiva do Lixo na Unidade Escolar;
- A ETEC divulga todas as ações no Blog do Diretor e/ou no Site da Escola, desta forma salientamos quanto a importância de se publicar o PPG, da necessidade de gerenciamento para os projetos em parceria e da necessidade de se constituir a CIPAE;

Considerações Finais:
A escola incorporou as práticas do Observatório Escolar e foi a cada ano planejando suas atividades baseadas nas orientações do ano anterior.

A equipe se mostra interessada em realizar suas atividades registrando e divulgando a toda comunidade escolar.
Toda a equipe se mostrou receptiva às sugestões apresentadas pelas observadoras e aberta a inovações.
É notável a sincronia apresentada pela equipe escolar, assim como todo apoio oferecido pela direção da Unidade no que se refere a todos os seus setores subsidiando e motivando o trabalho de maneira geral.

SARESP 2011 - Dia da Aplicação

Nos dias 29 e 30 foram aplicadas as avaliações do SARESP em nossa escola. É o terceiro ano que a Etec Ipaussu participa do processo. As três salas do ensino médio relaizaram as provas: 3ºA, 3ºB e 3ºC. No dia 29 foram aplicadas as avaliações de Português e Matemática e no dia 30 as avaliações de Geografia e História.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Projeto Ensino Médio - Integração Etec e Apae

Os alunos do 2ºA e 2ºB do Ensino Médio sob a supervisão da Profª Raquel Santana realizaram a apresentação do projeto de integração com a Apae em uma cerimônia muito emocionante para todos. Nas palavras da profª Raquel "o projeto tem como objetivo elaborar uma integração entre os alunos da Etec e alunos da Apae com o objetivo de sensibilizar, motivar e integrar todos num mesmo objetivo: transmitir o amor. Foi uma manhã muito especial onde pudemos passar algumas horas com pessoas queridas e ver o quanto pequenos gestos modificam o ser humano. Foi lindo, ver as carinhas de felicidade ao vê-los no palco cantando e dançando e a alegria de seus rostinhos no momento em que nossos alunos cantaram para eles. Foi emocionante sentir o quanto tudo isto é importante, o quanto nós precisamos ser amados e demonstrarmos nosso amor pelo próximo. As alunas do 2ª A e B no Coral junto com nossa convidada Elis, Thais, Amanda e Carol cantando a música “Aos olhos do pai” e ver a sensibilização da aluna da Apae que chorou emocionada enquanto as alunas cantavam que o amor e a perseverança podem mudar uma situação. Parabéns a todos que trabalharam neste projeto, em especial a Dona Nina, aos funcionários da Apae e aos meus queridos alunos que fizeram este dia se tornar ainda mais especial."




segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Propostas para Coordenação 2012

Ficaram assim as propostas para Coordenações 2012:

Informática: houve um consenso dos professores e uma proposta única será elaborada pelo Profº José Guilherme Pauleti



Nutrição: Também houve consenso dos professores e uma proposta única será elaborada pela profª Luciana Luiggi.

Gestão: Temos 2 propostas: do atual coordenador da área profº Carlos Henrique Lopes e da profª Patricia R.G. Melo Viol.



Ensino Médio: 2 propostas: da atual coordenadora da área profª Tânia Janaina Borda Landi e da profª Patrícia Rose Gomes de Melo Viol.


Pedagógico: 2 propostas: da atual coordenadora profª Janice Zilio Martins Pedroso e da profª Patrícia Rose Gomes de Melo Viol.


As propostas serão analisadas e será realizada uma consulta docente no início de dezembro para indicação das coordenações do próximo ano.

Palestras da Nutrição

Os alunos do 1º Módulo de Nutrição estarão realizando palestras abertas à comunidade com temas da área que são de interesse geral. Acompanhe o calendário:

Dia 30/11:
19h30 Alimentos orgânicos
20h00 Bebida e direção

Dia 06/12:
19h30 Cultivo de hortas domésticas
20h00 Educação nutricional para crianças
20h30 Diabetes

Dia 08/12:
19h30 Combate ao desperdício de alimentos
20h00 Hipertensão arterial
20h30 Reaproveitamento de alimentos

domingo, 20 de novembro de 2011

Vestibulinho 1º Sem.2012 - Dia do Exame

Os candidatos às vagas das novas turmas de Ensino Médio e Técnico das turmas de 2012 realizaram hoje o exame vestibulinho. Foram 14 salas divididas em dois prédios. Esse ano foram utilizadas as dependências da EE Amador Bueno para alocar os mais de 500 candidatos. Depois de alocados o processo transcorreu com tranquilidade como de costume. Agora é só aguardar a divulgação do gabarito que será publicado ainda hoje à partir das 18h00 e das listas de classificação em janeiro. Acompanhe as próximas etapas do processo no site da etec - http://www.etecipaussu.com.br/, do site do vestibulinho - http://www.vestibulinhoetec.com.br/ e do blog da Secretaria Acadêmica

sábado, 19 de novembro de 2011

Evolução Funcional - Avaliação Docente

Todos os professores aprovados para o processo de avaliação funcional realizam hoje avaliação individual cujo resultado fará parte do processo de pontuação final. As questões serão respondidas via internet pelo site http://www.gescomp.com.br/ceeteps/ a partir do login e da senha de cada um. Desejamos boa sorte e sucesso na realização da prova para todos. As próximas etapas do processo serão:
- Prazo para análise dos resultados (pelo Centro): 21/11 a 05/12

- Publicação dos resultados (em D.O.): 06/12

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Reunião Supervisão: Boas Práticas das Unidades de Ensino

Nossa Coordenadora Pedagógica profª Janice participou da última reuinão da Supervisão de Ensino da nossa região que fez um apanhado das práticas que cada unidade desenvolveu ao longo do ano para servir de modelo e troca de experiências entre as escolas. Várias unidades apresentaram suas inovações e nossa escola mostrou o uso de televisores no páteo que servem como painel eletrônico de informações (ação integrante do Plano de Comunicação Interna do PPG do ano passado). Ao final da reunião foi realizado um almoço de confraternização referente ao encerramento das atividades e encontros regionais deste ano.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Reunião Supervisão - ETIM

Foi realizada hoje uma reunião na Etec de Penápolis reunindo diretores e coordenadores pedagógicos de 3 regiões do estado para uma capacitação sobre o ETIM - Ensino Técnico Integrado ao Médio. Grande parte das informações forma sobre as turmas de Ensino Médio da Rede Estadual que terão aulas de cursos técnicos no período da tarde, mas também foi abordado o tema do ETIM das Etecs, que é o nosso caso, já que o ano que vem teremos uma turma de Informática Integrada ao Ensino Médio 

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SAI 2011 - Início do Período de Avaliação

O SAI (Sistema de Avaliação Institucional) que desde o ano passado passou a ser denominado WEB SAI é um procedimento anual realizado pelo Centro Paula Souza que tem com objetivo avaliar as unidades de ensino (Etecs e Fatecs) e o próprio Centro. Ele serve como indicador, gerando índices que são usados para o planejamento e melhoria das ações pedagógicas e administrativas e está vinculado ao cálculo do Bônus Resultado, que é pago a professores e funcionários todos os anos. O WEB SAI é constituido de questionários que são respondidos por funcionários, alunos, professores e pais de alunos. A partir da tabulação das respostas desses questionários é que os índices de aproveitamento são gerados. A partir de hoje e até o dia 10/12  os questionários poderão ser acessados pelo site www.fipe.org.br, clicando no link Sistema de Avaliação Institucional Centro Paula Souza. Funcionários, professores  e alunos de 3ºs módulos de ensino técnico e 2ºs e 3ºs anos do ensino médio usaram como login e senha os mesmos utilizados para o processo do ano passado. Caso tenha perdido os dados o sistema oferece um link para recuperação da senha e outro para cadastro de novo e-mail a ser utilizado como login. Os alunos de 1ºs e 2ºs módulos do ensino técnico e 1ºs anos do ensino médio utilizaram o link Primeiro Acesso e forneceram o e-mail e o RG utilizados para inscrição no sistema Vestibulinho. Estaremos chamando os alunos para responder aos questionários nos laboratórios da escola, porém quanto mais alunos realizarem o processo fora do horário de aula de qualquer computador com acesso à internet, maior será o tempo disponível para atender a todos. Não deixe de responder ao WEB SAI. Os dados da avalição são muito importantes para o planejamento futuro das ações da escola.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Coordenações de Área para 2012

Com base no Regimento Comum das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, na Deliberação CEETEPS nº 4 de 16/05/2007, na Portaria CEETEPS nº 142 de 27/06/2007 e na Instrução CETEC 001/2008 de 21/01/2008, pedimos a todos os docentes da ETEC Prof.Pedro Leme Brisolla Sobrinho que manifestem seu interesse pela coordenação de área do Ensino Médio, das áreas técnicas (Gestão, Nutrição e Informática)e para coordenação pedagógica (somente para os docentes qualificados) para o período de 01/02/2011 à 31/01/2012. A Direção irá passar uma lista de interesse entre os docentes a partir desse mês. Após a manifestação de interesse será realizada uma consulta docente em caso de mais de uma proposta por área.