terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Lançamento da Associação ROEMA




Tivemos o privilégio de sediar no nosso auditório a 1ª reunião oficial para homologação da diretoria da ROEMA uma nova ONG que passa a ser sediada em Ipaussu e tem por finalidade o trabalho com o meio ambiente. Estou muito honrado por ter sido convidado para participar do Conselho Fiscal da nova entidade e posso afirmar com certeza que estaremos trabalhando em conjunto esse ano, visto que nossa escola está também desenvolvendo um projeto relacionado ao meio ambiente. Segue abaixo as palavras da nossa querida aluna Maria AP. Paulino Sanfelice que está presidindo a associação:

"Na noite de 23/02/2010 a conteceu o lançamento da Associação ROEMA (Rede Organizada de Estudos do Meio Ambiente) nas dependências da Etec Prof.Pedro Leme Brisolla Sobrinho. Esse evento contou com o apoio de estudantes de cursos específicos de ecologia e meio ambiente, proprietários de áreas de proteção ambiental, estudiosos, biólogos, professores atuantes e aposentados, pessoas da sociedade da cidade de Ipaussu e Bernardino de Campos.

As apresentações ficaram por conta da Sra. Maria Aparecida Paulino Sanfelice (Paula Sanfelice) que apresentou a todos os presentes o Sr. Adriano Bonora, biólogo e fundador da ROEMA em 1999 na cidade de Presidente Prudente. A ROEMA teve em sua diretoria professores totalmente voltados à preservação, estudos e soluções para o descaso com a natureza. A ROEMA carrega consigo a ELMA (Escola Livre do Meio Ambiente) que é formada por psicologos, pedagogos e profissionais da área do meio ambiente.

O Sr. Adriano, em sua fala, passou para toda a platéia a decisão de ter transferido para Ipaussu com a anuência de todos os antigos diretores, a Associação ROEMA, hoje instalada à Av. Rui Barbosa, nº 254 em Ipaussu. Também em sua fala o Sr. Adriano deixou bem claro a necessidade de educar todos desde a criança até as pessoas mais vividas, mas não concientes de seu papel junto à natureza.

Outro assunto abordado pelo Sr. Adriano foi o de estar, a ROEMA e a ELBA, já com uma grande e indispensável parceria com a Fazenda Brilhante da Família Cavezzale, através do Dr. Paulo Sérgio, neto do construtor desse espaço histórico, pertencendo diretamente à cidade de Ipaussu pelo valor do desbravador Sr. Natale Cavezzale à 100 anos atrás.

Fez uso da palavra em seguida o próprio Dr. Paulo Sérgio Cavezzale, que emocionado, lembrou parte da história da sua família e o desejo de transformar aquele espaço em um parque ecológico de visitação para crianças, jovens e idosos a fim de resgatar até mesmo o valor de um canto de um simples pássaro que outrora passava em bandos por entre as árvores e nos dias de hoje são raros nos espaços urbanos.

O encontro foi precioso não somente pelo ato de se eleger o grupo da ROEMA - Ipaussu, mas também pelo interesse da direção da Etec Ipaussu em participar, já que o diretor Carlos Eduardo da Silva direcionou até o local do evento as 3 salas dos primeiros módulos totalizando 12o alunos que sentiram com certeza a mesma emoção pelo empenho e vontade de fazer algo pela nossa vida...
O encontro terminou com apresentação da nova Diretoria da ROEMA, aplaudida por todos."

Nenhum comentário: