terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Lançamento do Portal Virtual Click Ideia


Participei hoje em São Paulo da cerimônia de lançamento do Portal Educacional do Centro Paula Souza. Ele será uma ferramenta que irá revolucionar o Ensino Médio das nossas unidades, pois proporcionará à alunos e professores material didático multimídia acessivel via internet e será usado como importante complemento as aulas. Os professores serão capacitados agora em março e em nossa escola a professora responsável pelo projeto será a Ana Rosa. Abaixo uma apresentação do projeto:

O Centro Paula Souza promove vários projetos educacionais que incentivam ações de qualificação e inserção digital de professores e alunos. Um dos projetos mais importantes é o do Portal Educacional voltado para o Ensino Médio, oferecido para todas as ETECs do Centro Paula Souza e que envolve cerca de 50 mil alunos e professores.

A Empresa Clickideia ( www.clickideia.com.br ), vencedora da concorrência pública para fornecer esse serviço a partir de 2010, capacitará os professores do Ensino Médio para a utilização adequada do Portal e suas ferramentas, facilitando a implementação do uso de novas tecnologias educacionais em sala de aula.

Os alunos e professores das ETECs terão livre acesso aos conteúdos curriculares do Ensino Médio por meio da Internet e contarão com ferramentas para realizarem suas pesquisas escolares e estudos complementares. Os recursos do Portal Clickideia utilizam multimídia, imagens, animações, áudios, vídeos, simuladores, entre outros e podem ser aproveitados para fixar conteúdos, para rever assuntos, nos estudos extraclasse e nos processos de recuperação paralela, assim como na preparação para as os exames e avaliações que o aluno é submetido nesta fase escolar, como o ENEM e os vestibulares.

O projeto com o Portal Clickideia possibilitará também a integração de tecnologias da comunicação e da informação às rotinas escolares, promovendo a interdisciplinaridade, a contextualização e a transversalidade do conhecimento, dentro de um ambiente virtual, pedagogicamente preparado para receber alunos e professores.

Cada uma das Escolas participantes conta com a figura de professor coordenador para acompanhar e gerenciar as atividades da Escola dentro do Portal Clickideia. Os acessos ao Portal são monitorados e mensalmente as Escolas recebem esses índices para verificar se as metas definidas pela CETEC estão sendo cumpridas.

O Centro Paula Souza assim cumpre seu papel com relação ao atendimento dos objetivos do Ensino Médio: o exercício da cidadania ativa, a preparação para a vida, a construção da identidade, a preparação para o mundo do trabalho e a continuidades de estudos.

Nenhum comentário: