quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Projeto Social do EM de Ipaussu é Apresentado em Manaus

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promoveu, de 18 a 21 deste mês, em Manaus, a primeira das quatro etapas das missões nacionais do Prêmio Rosani Cunha. Durante as viagens, os premiados conheceram práticas de gestão vencedoras através experiências de desenvolvimento social.

Nesta primeira fase, os contemplados de Cruz Alta (RS), Ipaussu (SP), São Paulo (SP), Osasco (SP) e Maringá (PR) tiverão a oportunidade de apresentar seus projetos, além de conhecer as experiências em diversos centros de convivência da capital Amazonense.

Em Manaus, a Secretaria de Estado de Assistência Social foi a vencedora do segundo lugar na categoria de Práticas Governamentais e Estaduais. O projeto, chamado Grupo de Evelhescentes, baseia-se na construção de novos projetos de vida dos atendidos nos centros.

Ao longo dos dois dias, seis visitas foram feitas em diferentes centros de convivência com foco na população de terceira idade. Todas as atividades são voltadas à inclusão social, atividades de socialização e proteção dos idosos.

A Coordenadora-Geral de Disseminação do MDS, Maria Francisca Pinheiro Coelho, e a assessora em Segurança Alimentar Telma Castello Branco acompanharam os premiados durante a viagem.

“O mais importante da viagem é cumprir o objetivo do prêmio de facilitar a troca de experiência entre as comunidades”, ressalta Telma. “Em Manaus, temos experiências voltadas à população idosa e suas famílias, todos trabalhando de forma integrada”, conclui a assessora.

A iniciativa busca identificar e divulgar ações integradas de políticas e programas, assim como estudos acadêmicos nas áreas de desenvolvimento social, segurança alimentar e nutricional, renda e cidadania, assistência social e inclusão socioprodutiva.

Os representantes do projeto de Ipaussu, Ação e Cidadania foram representados pela Secretária Municipal de Assisistência Social, Maria Aparecida Braz e pelo Professor da ETEC Pedro Leme Brisolla Sobrinho, Carlos Henrique Lopes.
Valorização – O Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, coordenado pelo MDS, abrange diversos setores e segmentos sociais, como gestores estaduais e municipais; dirigentes e técnicos de órgãos federais; representantes de fóruns e conselhos nacionais de políticas e defesa de direitos sociais; entidades da sociedade civil; pesquisadores e especialistas em integração de programas e políticas de desenvolvimento social; acadêmicos; pesquisadores; e alunos de pós-graduação e graduação.

Os demais premiados vão participar de missões nacionais. Além da de Manaus, terão oportunidade de conhecer o Programa de volta para casa, em Minas Gerais; Incubando empreendimentos populares com uma estratégia de desenvolvimento econômico justo, em Osasco, São Paulo; e Convivendo com a realidade semiárida, promovendo o acesso a água, solidariedade e cidadania, em Teixeira, na Paraíba.


Nenhum comentário: