sexta-feira, 22 de julho de 2011

Três Anos de Direção

Três anos. Agora sim parace que o tempo passou. Todos os alunos que hoje estudam na nossa escola entraram comigo já como diretor. Isso me levou à uma percepção de quanto ficamos afastados do contato com os alunos quando assumimos cargos administrativos. Quando se está na sala de aula temos um contato tão direto com os alunos. Na parte adminsitrativa são tantos procedimentos, tarefas e prazos que muitas vezes ficamos o dia inteiro na escola e nem sequer temos tempo para conversar com os outros (a não ser quem precisamos contatar para resolver as buchas...). Mas enfim nunca antes essa distância me pareceu tão séria quanto atualmente. Às vezes estou no páteo e os alunos me olham de maneira tão distante. Infelizmente faltando ainda um ano para o final deste mandato (eleições para diretor só em 2012) vive-se um clima político na escola... E política significa disputa, disputa significa divisão e a divisão para uma escola só traz atrasos e regressos. Isso reflete diretamente no aumento da evasão e na diminuição da demanda para vagas do vestibulinho e do intereesse e comprometimento geral dos alunos e da equipe. Da minha parte continuo fazendo o mesmo desde o princípio: me esforçando ao máximo para fazer o melhor para escola dentro das minhas limitações e potencialidades. Política e eleições? Sinceramente acho muito cedo para  isso. Ainda mais com tanto trabalho mais importante para ser feito. Mas se nem tudo são flores, também nem tudo são só espinhos. Os desafios e ameaças fazem surgir um espírito de união e companheirismo que não se vê em tempos de calmaria. O apoio e as comemorações pelas conquistas e avanços me trazem uma felicidade e um espírito de luta renovado. Mais que nunca as pessoas boas e comprometidas que estão juntas nesse ideal de escola mostram seu valor e me trazem um sorriso aos labios. Obrigado. Amo vocês.

Nenhum comentário: