segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Teatro EM - Africanidades

As turmas de 1º e 2º anos sob orientação da Profª Maria Ricardo, apresentaram no auditório da ETEC Professor Pedro Leme Brisolla Sobrinho- Ipaussu, o fechamento dos estudos de Geografia: “A Ocupação do Espaço Brasileiro – 1º Ano e, “Formação da Sociedade Brasileira”- 2º Ano.


A apresentação foi muito elogiada por todos os presentes e os resultados muito positivos segundo a Profª Maria Ricardo:

"Os estudos tiveram uma abordagem pedagógica e enfoque às questões étnico-culturais, considerando que nossa escola abraça a pluralidade cultural, valorizando esse espaço de diversidade e convivendo com as diferenças. Parafraseando Luiz Carlos de Menezes, Físico é Educador da USP, “aquele que reconhece o valor de alguém pelas batalhas que enfrenta, e não pelo que aparenta, jamais será preconceituoso”. E minha reflexão é a de que, uma educação anti-racista pressupõe conhecimento e convívio. Em 2006 fui privilegiada com um Curso de Extensão Universitária – “Educação Africanidades Brasil” – pela Universidade de Brasília – 120 horas, que me capacitou a ensinar o tema a partir de uma abordagem positiva e que a questão racial é assunto de todos. Ademais, temos Leis que instituem a valorização da África como nossa raiz étnico-cultural, bem como outras etnias que contribuíram para a formação de nossa sociedade, como a indígena, por exemplo. Somos conscientes de que é uma obrigação dos profissionais da educação, conhecerem e aplicarem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que orientam a promoção da igualdade em um dos temas transversais, “Pluralidade Cultural”. Somando-se aos Parâmetros Curriculares, a Lei nº 10.639/2003 obriga escolas de todos os níveis de ensino e da rede privada e particular a incluirem no currículo escolar temas relacionados à história da África e da população afro-brasileira. Essa lei tem influenciado as práticas do Ensino Médio, onde predominam adolescentes e jovens. Considerando todos esses aspectos, durante o mês de agosto, os alunos reuniram-se em grupos de estudos de acordo com suas aptidões para organização das apresentações que incluíram peças teatrais intercaladas com danças afro-brasileiras e indígenas. Demonstraram ampla criatividade, habilidade e competência. O trabalho foi muito elogiado por todos que prestigiaram. Em sala de aula, o conteúdo foi desenvolvido através de aula expositiva dialogada, Seminário, debate e leitura do livro “Zumbi” do autor Joel Rufino dos Santos – Editora Moderna. Todos os alunos foram envolvidos, desenvolvendo atividades dentro e fora da sala de aula; muitas vezes com a colaboração dos professores, especialmente da professora Raquel (Projeto) a quem agradeço especialmente, pela parceria e interdisciplinaridade.

Orgulho-me em ser professora de uma escola como a nossa que prima pela democracia participativa e que o respeito e o apreço à liberdade com responsabilidade estão espelhados em nosso Diretor e Coordenadores(as). Tenho a certeza de que mais aprendi do que ensinei; sem contar o ganho maior que é o de convivermos solidariamente e em paz!

Abraço à todos, obrigada por tudo! (Professora Maria Ricardo)"





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