quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Bonificação por Resultados 2009

Como já havia postado aqui no blog foram instauradas mudanças no pagamento do bônus dos professores e funcionários para o ano de 2009 que agora passa a ser chamado de Bonificação por Resultados (BR). Se até o ano passado esse bônus era repassado para todas as escolas do CEETEPS e variava individualmente dependendo da assiduidade e auto avaliação de cada um, à partir desse ano ele estará vinculado à um plano de metas que devem ser atingidas para que a escola faça juz ao bônus. O objetivo do CEETEPS com essa medida é incentivar todas as unidades à trabalhar e planejar visando sempre uma evolução na qualidade dos serviços prestados à comunidade através de metas de crescimento a serem atingidas anualmente. Como já postei no início do mês somente com a participação e o compromisso de todos conseguiremos o sucesso nesta nova jornada. A Diretora Superintendente, a professora Laura Laganá, declarou que o bônus será apenas uma consequência do novo patamar de qualidade atingido pela escola. Assim sendo vamos trabalhar. Semana que vem estarei fazendo reuniões com professores e funcionários para explicar com detalhes as regras para cálculo e pagamento do bônus mas vai aqui um resumo:

- Houve uma divisão das unidades em grupos de acordo com a natureza (ETEC ou FATEC) e de acordo com o número de alunos. Nossa escola se enquadra no grupo das ETECs que possuem entre 701 e 1000 alunos.

- Indicador (IDETEC) é um índice composto pelo fluxo de aprovação e por indicadores de resultado. Esse índice é gerado à partir de: Sucesso Acadêmico (índice de produtividade e situação dos egressos); Benefício (grau de satisfação, expectativas atendidas e avaliação dos cursos); Processo (desempenho pedagógico, administração acadêmica, assiduidade e custo-aluno) e ENEN (nota obtida). O IDETEC que será usado como base para o cálculo de cada unidade é do ano de 2008. No nosso caso o IDETEC 2008 da ETEC Ipaussu é 77. Abaixo uma descrição do nosso IDETEC 2008:

- A unidade benchmark é aquela com melhor IDETEC, computados todos os valores desde 2004. Para o nosso grupo (701 à 1000 alunos) a unidade benchmark (melhor resultado) é 89,6.

- A meta de cada unidade será alcançar o IDETEC benchmark do seu grupo num prazo de 10 anos. No nosso caso partir de 77 e, num período de 10 anos, chegar à marca de 89,6. Para isso é necessário um crescimento anual de 1,26 pontos por ano até 2018. Conforme o gráfico abaixo:





- Caso nossa unidade atinja a meta (crescimento de 1,26 pontos) será pago como bônus 1 BR (1 BR = 2,4 salários). Se a meta for ultrapassada o aumento do BR será proporcional ao aumento da meta até o limite de 1,2 BR (ou seja máximo de 2,88 salários). Se a meta não for atingida paga-se proporcionalmente e com desconto para o cumprimento de parte da meta (por exemplo se atingirmos apenas 50% da meta - 0,63 pontos, será pago apenas 50% do BR - 1,2 salários. Caso o IDETEC seja igual ou inferior ao de 2008 então BR = 0.

Na próxima semana estaremos realizando reuniões com docentes e funcionários para melhores explanações sobre o assunto. Também estaremos reunindo os alunos para explicar o que é o SAI, qual seu objetivo e os valores obtidos por nossa unidade em 2008.

Nenhum comentário: